
Milhares de fiéis participaram da tradicional Via Sacra no Morro da Borússia, em Osório, na noite de Sexta-Feira Santa (18). Marcada por uma temperatura agradável e ausência de vento, a representação conta os momentos finais da vida de Jesus, da crucificação à ressurreição.
Em uma caminhada de cinco quilômetros acompanhando a encenação da Paixão de Cristo nas 14 estações ao longo do percurso, a programação foi encerrada em frente à Igreja Santa Rita, com o espetáculo “Manhã em Jerusalém” que contou com a participação especial do Coral Municipal de Osório.
“A Via Sacra é uma imersão na história, tem a caminhada, a experiência sonora. Isso tudo leva a gente a perceber a força de caminhar com Cristo”, disse o padre Ildomar Ambos Danelon que, ao final do espetáculo, abençoou os pães produzidos pela comunidade da Borússia e que foram distribuídos posteriormente.
Moradora de Santo Antônio da Patrulha, Kátia Krentz já participou da atividade em outros anos e diz que é emocionante. “É sempre maravilhoso, a gente sai daqui com a alma renovada”, relatou a patrulhense.
A apresentação contou com cerca de 22 atores do grupo teatral 1º A.T.O. e aproximadamente 40 integrantes do Coral Municipal, sob a coordenação do maestro Douglas Schwantes.
“Esta é uma atividade que mobiliza a cidade, celebra a Páscoa e fortalece a fé cristã, envolvendo toda a comunidade”, ressaltou o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, durante a abertura do evento. Também participaram da solenidade o vice-prefeito Ed Moraes e integrantes da equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.
A organização do evento ficou a cargo dos moradores da Borússia e da Igreja Santa Rita, em parceria com a prefeitura da cidade. O evento também contou com o apoio da Brigada Militar (BM) e da Secretaria de Obras e Trânsito, responsáveis pela segurança e bloqueio da via durante a realização da Via Sacra.
Veja fotos:













