Focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em 15 bairros de Torres

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa

Um Levantamento de Índice Rápido que detecta focos do mosquito Aedes aegypti, foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Torres, entre os dias 15 e 26 de janeiro. Os dados colhidos deixaram em alerta as autoridades do município, pois foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e da febre amarela em 15 bairros. De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental, Lasier França, o nível de presença do mosquito Aedes aegypti é uma situação preocupante, considerada de médio risco, conforme classificação dada pelo Ministério da Saúde.

Segundo França, o município teve como Índice de Infestação Predial (IIP) o valor de 1,9%. O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de doenças relacionadas ao inseto. “Os imóveis visitados durante esse trabalho foram definidos por sorteio, através do programa utilizado para gerenciar o Lira’a. A partir daí os agentes de endemias trabalham nestes locais pré-determinados em busca dos focos” explicou.

O diretor reforça que os agentes têm orientado a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, como objetos que acumulam água parada, garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais. Ele lembra também que a maioria dos focos, cerca de 95%, foram encontrados nas residências.

A secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, disse que as ações de combate ao Aedes continuarão e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que precisa se empenhar adotando medidas preventivas em seu cotidiano.

Veja abaixo a relação dos bairros com focos de Aedes aegypti em Torres

  1. Campo Bonito: 3 focos
  2. Centenário: 2 focos
  3. Centro: 4 focos
  4. Curtume/⁠Stan: 5 focos
  5. Estrela do Mar: 2 focos
  6. Getúlio Vargas/⁠Predial: 8 focos
  7. Guarita: 5 focos
  8. Igra: 1 foco
  9. Itapeva Sul: 4 focos
  10. Praia Paraíso: 5 focos
  11. Praia da Cal: 2 focos
  12. São Brás: 01 foco
  13. Vila São João: 1 foco
  14. São Jorge: 2 focos
  15. Engenho Velho: 2 focos
Imagem: SES

Compartilhe

Postagens Relacionadas