Pode ser em superfícies de plástico, metal, cimento, entre outros, é geralmente neste ambiente que o mosquito transmissor da dengue, vírus da Zika e febre chikunguny, se reproduzem. Deixar água parada em casa, é um convite para que o mosquito se multiplique. Em Osório, no Bairro Gloria, foram encontrados focos do Aedes Aegypti em três residências, deixando em alerta os agentes de Combate a Endemias e os agentes Comunitários de Saúde.
As larvas do mosquitos estavam em um piscina, em um pneu e até mesmo em entulhos de obras. Isso demostra, de acordo com a Prefeitura de Osório, que não está incorporado nos hábitos dos moradores a revisão dos imóveis especialmente após um dia chuva. Para se ter uma noção do problema, somente neste ano, foram encontrados 44 focos do Aedes aegypti, sendo 23 no bairro Glória.
A prefeitura alerta que as orientações dos agentes de Combate a Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde devem ser seguidas por todos. Procure sempre revisar as plantas que acumulam água, tampar lixeiras, movimentar água de piscinas, recorrer objetos e utensílios que acumulam água, guardar pneus em local abrigado, remover entulhos para o local indicado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Esclarecimentos ou denúncias? ligue para a Vigilância Sanitária e Ambiental. 3601-3315 ou 3601-3316.