A prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou na segunda quinzena deste mês, uma força-tarefa conjunta com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos. As ações de fiscalizações ocorreram nos dias 17 e 25.
Conforme a prefeitura, novas ações devem ocorrer nos locais considerados críticos na cidade. Nestes pontos, o descarte irregular de resíduos sólidos, como por exemplo, restos de materiais de construção, galhos de árvores e móveis, são deixados por carroceiros, transportadores e até mesmo, por moradores.
Nas ações de fiscalizações, abordagens são realizadas e caso houver flagrantes, haverá aplicação das sanções previstas na legislação vigente. Os fiscais da prefeitura e os policiais militares da Patram, também orientam as pessoas abordadas para que o lixo seja descartado de forma correta.
Em Capão da Canoa, o descarte deve ser realizado nos locais licenciados para a atividade, como no “ECOPONTO”, localizado na Rua Honório Germano, 1835. Neste local, os moradores podem descartar até 1m³ de resíduos sólidos, gratuitamente. Também existem no município, empresas licenciadas para receberem estes materiais.