Fim do pesadelo: Grêmio goleia o Náutico e está de volta à Série A do Brasileirão

Com direito a gol de Lucas Leiva, um dos personagens da Batalha dos Aflitos em 2005, Tricolor fez 3 a 0 e garantiu acesso com duas rodadas de antecedência

Compartilhe

Foto: João Vitor Teixeira / Divulgação

317 dias se passaram desde aquele 09 de dezembro de 2021, que sacramentou o terceiro rebaixamento da história do Grêmio. Neste domingo, 23 de outubro de 2022, uma vitória por 3 a 0 sobre o Náutico – o mesmo oponente da histórica Batalha dos Aflitos de 2005 – pôs fim ao pesadelo gremista na Série B e confirmou matematicamente o retorno do time à primeira divisão do futebol brasileiro em 2023.

Contrariando a expectativa de que faria um jogo propositivo, sobretudo pela fragilidade do adversário, cujo rebaixamento para a Série C foi sacramentado na rodada passada, o Grêmio fez um primeiro tempo muito abaixo da crítica, com erros de passe e muitos espaços para o Náutico se aventurar e até oferecer perigo ao gol de Brenno.

De positivo na primeira etapa, “somente” o gol. Aos 26, Diego Souza escorou para Leo Gomes fuzilar contra o gol. O goleiro Bruno Lopes fez boa defesa, mas a bola sobrou para Bitello finalizar e abrir o marcador: Grêmio 1 a 0.

No segundo tempo, porém, o Grêmio viu o acesso de forma muito mais real. Jogando com um a mais – Geuvânio foi expulso no começo da etapa final por entrada forte em Kannemann, o Tricolor ampliou o placar aos 18 minutos. Lucas Leiva, um dos personagens da Batalha dos Aflitos há 17 anos, recebeu passe na medida e fez Grêmio 2 a 0. O lance chegou a ser invalidado no campo por impedimento, mas o gol foi confirmado após revisão do VAR.

Três minutos depois, Guilherme recebeu na esquerda e bateu cruzado. O goleiro espalmou nos pés de Bitello, que ampliou o marcador e deu números finais à partida: Grêmio 3 a 0.

O Tricolor se junta ao já campeão Cruzeiro (1°, 72), cujo acesso foi confirmado matematicamente há um mês, e aguarda as duas rodadas finais para conhecer os outros dois times que subirão para a Série A. Vasco (3°, 59) e Bahia (4°, 58) têm vantagem, mas ainda estão ameaçados por Ituano (5°, 54), Londrina (6°, 53) e Sport (7°, 53), que vêm logo abaixo.

O Grêmio volta a campo na próxima sexta-feira (28), às 21h30, para enfrentar o Tombense, que está na 14ª posição e com remotas chances de rebaixamento à Série C. A partida acontece no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG). A tendência é que Renato mande a campo um time alternativo, com jogadores reservas e até mesmo do time de transição.

FICHA TÉCNICA

Náutico 0 x 3 Grêmio

Brasileirão Série B – 36ª Rodada

DATA: domingo, 23 de outubro de 2022

LOCAL: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)

NÁUTICO (0): Bruno Lopes; Anilson, Arthur Henrique, João Paulo e João Lucas; Djavan, Ralph, Everton Brito e Victor Ferraz; Geuvânio e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti

GRÊMIO (3): Brenno; Leonardo, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Leiva e Bitello; Thaciano, Guilherme e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

Gols: Bitello, aos 25 do primeiro tempo e aos 21 da etapa complementar, e Lucas Leiva, aos 18 do segundo tempo

Cartões amarelos:Dado Cavalcanti e Julio Vitor (NAU); Lucas Leiva e Lucas Silva (GRE)

Cartão vermelho: Geuvânio (NAU)

Arbitragem: Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Cristhian Sorence e Hugo Sávio Corrêa (trio goiano) – VAR: Elmo Resende (GO)

Público total: 6.961 pessoas

Renda: R$ 222.880,00

Compartilhe

Postagens Relacionadas