Um filhote de baleia franca foi encontrado no morto, na manhã desta terça-feira (14), no Balneário Sereia do Mar, em Arroio do Sal. O mamífero foi visto por populares que acionaram a Secretaria Municipal do Meio Ambiente por volta das 10h. Duas biólogas da Prefeitura foram até o local e constataram que o animal já estava morto.
A bióloga e secretária adjunta do Meio Ambiente, Caroline Matos, informou ao Litoral na Rede que devido ao movimento das ondas, as pessoas chegaram a pensar que a baleia ainda estivesse viva, mas isso não se confirmou. “O animal estava ferido, mas não temos como identificar exatamente a causa da morte”, explicou.
Pesquisadores do Ceclimar / Ufrgs de Imbé foram chamados e devem fazer uma análise mais minuciosa do filhote de baleia para tentar identificar possíveis causas da morte. A Patrulha Ambiental de Torres também foi acionada. Enquanto a baleia estiver na praia, a orientação da Secretaria do Meio Ambiente de Arroio do Sal, é que as pessoas não se aproximem muito e não toquem no mamífero.
Entre julho é setembro ocorre a temporada das baleias francas no Litoral Sul do Brasil. Neste ano, várias foram vistas próximo à costa em diversos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Fotos e vídeo: Baleias francas e lobo-marinho em Tramandaí
Vídeo: baleias francas fazem espetáculo no Litoral Gaúcho