A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) anunciou, nesta segunda-feira (10) mudança na gestão do Hospital de Tramandaí (HT). Luis Genaro Figoli deixou a instituição. Em seu lugar, assumiu o atual gerente de atenção à saúde do hospital, Roger Esteves, que passa a acumular a gerência administrativa.
Esteves estava atuando junto ao hospital desde março. Ele é graduado em administração com ênfase em administração hospitalar pelo Centro Universitário Metodista. O profissional possui mestrado em engenharia civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos onde dedicou-se à pesquisa a respeito da análise do sistema de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, perfurocortantes nos municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.
Na atuação em hospitais, Esteves acumula a experiência de diretor administrativo do Hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta, do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo e do Hospital Porto Alegre, entre outras experiências. Esteves também trabalhou como consultor no Hospital Bom Jesus de Taquara e consultor de controle de planejamento no Hospital Universitário de Canoas.
Figoli esteva na função de gerente administrativo do HT há mais de seis anos. Em seu perfil em uma rede social comunicou que deixa a gestão a instituição e agradeceu aos profissionais com quem trabalhou e à comunidade do Litoral Norte.
“Foram seis anos e três meses trabalhando de forma árdua e exclusiva, buscando não apenas atender as demandas da comunidade em relação ao HT, mas faze-lo crescer. Neste período, conseguimos transformar o Hospital de Tramandaí, no maior nosocômio do Litoral Norte, com referências regionais (de até 23 municípios em algumas especialidades), com uma avaliação dos usuários (medida antes da pandemia) com mais de 90% de satisfação. Aumentamos serviços assistenciais, melhoramos significativamente a infraestrutura e a hotelaria e estabilizamos a situação financeira do Hospital, de forma que estamos com salários e a maioria dos fornecedores em dia”, escreveu o agora ex-gestor do hospital.