Festival de Aves Migratórias inicia nesta quinta-feira em Mostardas

Compartilhe

É nesta época do ano que o Rio Grande do Sul começa a receber milhares de aves migratórias da América do Sul e de diversas espécies. E é no Litoral que elas se divertem e encantam a todos em um lugar considerado um santuário ecológico, um refugio com alimentação farta, de lazer e de descanso. Uma paradinha para que as aves consigam energia para continuar uma viagem longa até a Patagônia.

De acordo com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) este santuário é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, uma unidade de conservação ambiental localizada entre os municípios de Tavares e Mostardas. E é neste lugar fantástico, que especialistas de diversas partes do mundo,  estudantes e turistas de todo o País, estarão reunidos a partir desta quinta-feira (15), para discutir ideias para a conservação do Meio Ambiente. É a 14° edição do tradicional Festival de Aves Migratórias que ocorrerá em Mostardas, até domingo (18).

O prefeito de Mostardas, Moisés Pedone, disse ao Litoral na Rede, que o festival é importantíssimo para a conscientização e preservação do meio ambiente. “Toda a rede hoteleira está lotada, vem pessoas de vários lugares do  mundo e é o momento da gente apresentar o nosso município e a nossa região para os visitantes. De nós mostrarmos a nossa natureza exuberante e o nosso povo hospitaleiro. Estou muito feliz”, comemorou.

Pedone disse ainda, que uma das principais atrações do festival serão as visitas guiadas para observação das aves. “Para se ter uma ideia, muitas dessas aves saem do Canadá e dos Estados Unidos. De outubro a março elas vêm aqui para o parque se alimentar. Elas percorrem mais de 10 mil quilômetros e muitas viajam oito dias sem parar em nenhum momento, voando até aqui, onde encontram um verdadeiro banquete” explicou.

No Parque Nacional da Lagoa do Peixe já foram catalogadas cerca de 35 espécies visitantes e outras 270 nativas. A ave símbolo no local é o flamingo, que vem do Chile todos os anos, em busca de descanso e alimento. O Parque possui 36.721 hectares – aproximadamente 5 km de largura por 65 km de extensão em terra e mais uma faixa de 1 km de largura por cerca de 40 km de extensão de mar.

O Festival de Aves Migratórias do RS acontece a cada ano em um dos dois municípios. A edição de 2019 será realizada em Tavares. O evento é organizado para que assuntos como preservação de determinadas espécies de pássaros, e que todo o Meio Ambiente envolvido, sejam pautas de discussões locais e nacionais.

Todo esse trabalho é organizado pelas Prefeituras de Mostardas, Tavares, ICMBio e SAVE Brasil – Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Organização Não Governamental vinculada à aliança global BirdLife International presente em mais de cem países) Parque Nacional da Lagoa do Peixe/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e contou com o apoio do Roteiro Lagoa do Peixe e Sebrae/RS. Confira a programação completa (clique aqui)

Parque Nacional da Lagoa do Peixe
Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Compartilhe

Postagens Relacionadas