Integrantes de centros religiosos afro-brasileiros de todas as partes do Rio Grande do Sul tomaram as praias do Litoral Norte na madrugada desta quinta-feira para homenagear Iemanjá, a “Rainha do Mar”. Houve celebrações em diversos municípios, como Tramandaí, Cidreira, Imbé, Capão da Canoa e Torres.
O Litoral na Rede acompanhou a festa de Iemanjá em Tramandaí, onde a maior concentração de religiosos e seguidores, ocorreu nas proximidades da imagem da Orixá. Segundo a Brigada Militar, o público é estimado em mais de 15 mil pessoas. De grandes terreiras a pequenas casas de umbanda, todos encontraram espaço na praia para fazer suas homenagens. Muitos levaram oferendas e entraram na beira do mar para rezar, fazer pedidos e agradecer à Iemanjá.
A aposentada Margaret Mendes, de 61 anos, viajou quatro horas, de Camaquã à Tramandaí, junto com a filha e o neto, para fazer sua homenagem. Esperava os primeiros minutos de 2 de fevereiro com flores brancas e azuis nas mãos para oferecer à Iemanjá, quando contou ao Litoral na Rede, que há 16 anos não deixa de estar na praia neste dia. A fé e a gratidão vêm da cura de um câncer de mama. Margaret, que é espírita, tem convicção que ela lhe deu forças para enfrentar o tratamento. “Eu me emociono todos os anos. Eu venho agradecer à ela e pedir força para mais um ano”, explicou.
Em outro ponto da praia, um grupo de umbandistas acendia velas, preparava as oferendas e acomodava os santos em um altar feito na areia na mesmo. Eles são integrantes de um pequeno centro de umbanda, que funciona a mais de 30 anos, no bairro São Francisco, em Tramandaí. A mãe de santo, Regina de Iansã, disse que a festa de Iemanjá é um momento de muita fé e emoção.
Salva-vidas carregaram, desde a beira da praia, o andor com a imagem de Santa, dando início a celebração. O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, o secretário de Turismo, Junior Sessim e o vereador Tenente Marcelo Berneira, representando a Câmara de Vereadores, prestigiaram o evento. Gauto agradeceu o envolvimento de todos para a realização da festa. “No ano que vem, queremos melhorar ainda mais esta festa porque Iemanjá merece”, afirmou o prefeito.