Feira do Peixe de Tramandaí projeta vender mais de 5,6 toneladas

Tradicional evento da Semana Santa inicia nesta quarta-feira

Compartilhe

Foto: Caroline Oliveira / PMT / Arquivo

Tradição principalmente entre os católicos, a compra do peixe para celebração da Sexta-feira Santa, que acontece no próximo dia 29 de março, promete movimentar a 22ª edição da Feira do Peixe de Tramandaí.

A feira, que é realizada na Semana Santa, acontece na Avenida Fernandes Bastos, junto ao Estádio Eluzardo Caetano da Silva, o Módulo Esportivo, e contará com diversos tipos de pescados e frutos do mar com preços atrativos.

A 22ª Feira do Peixe de Tramandaí é organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura. Na quarta e na quinta-feira (28), o espaço funcionará das 8h às 20h. Já na sexta-feira, o horário de funcionamento será das 8h às 14h.

“Queremos agradecer a todos que estão atuando para o sucesso dessa feira. Serão bancas de feirantes e pescadores do município de Tramandaí oferecendo produtos especiais para moradores e visitantes”, salientou o titular da pasta, Sid Souza.

À reportagem do portal Litoral na Rede, o secretário lembrou que a edição de 2023 do evento comercializou 5,65 toneladas de pescados — cerca de R$ 170 mil em vendas

“A estimativa é continuar batendo o recorde. Pós-pandemia, estamos quebrando esses recordes a cada edição”, completou Souza.

Consumo de peixe na Sexta-feira Santa

A Semana Santa, que antecede a Páscoa, é um dos períodos mais importantes para os cristãos. Ela marca o fim do Quaresma, que se refere aos 40 dias em que Cristo jejuou no deserto. E, para relembrar esse jejum, foi estabelecida a restrição à carne vermelha aos fiéis na sexta-feira da Semana Santa.

A tradição, ainda seguida por muitos católicos, teve origem no século XI, quando o Papa Urbano II a determinou como prática de penitência. O peixe, símbolo profundo na tradição cristã, tornou-se assim, uma opção para o consumo de carne na Semana Santa.

Hoje em dia, não só católicos aderem à tradição, uma vez que diversos segmentos da sociedade também consomem o peixe na data.

Leia também: 33ª Festa Nacional do Peixe terá quatro shows nacionais

Compartilhe

Postagens Relacionadas