Um grupo de professores e alunos do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS) iniciou, nessa terça-feira (20), um cruzeiro de estudos no navio “Ciências do Mar 1”, do Ministério da Educação. È a segunda vez que estudantes ligados ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), de Imbé, fazem a expedição para atividades práticas.
Desta vez, eles ficarão cinco dias de aulas em alto-mar, de onde retornam no próximo fim de semana. O professor Fabio Lameiro Rodrigues, responsável pela disciplina “Práticas e Técnicas em Embarques Científicos”, explicou que os alunos vivenciam, na prática, a experiência de embarcar em um navio equipado com a última geração de instrumentos e equipamentos oceanográficos.
Segundo Lameiro, neste cruzeiro de ensino, os estudantes terão aulas de navegação, coleta, processamento e armazenamento de amostras e dados físicos, químicos, biológicos e geológicos. A equipe embarcou em Rio Grande, no Litoral Sul, e realiza estações oceanográficas em profundidades de 25 a 100 metros.
A disciplina é oferecida pelo Departamento Interdisciplinar (Campus Litoral Norte/UFRGS) para o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha e Gestão Ambiental Marinha e Costeira, pertencente ao Instituto de Biociências (IBIO/UFRGS), e também ao curso de Geologia do Instituto de Geologia (IGEO/UFRGS).
Os professores que ministram as aulas no navio, neste edição da atividade, são Fábio Lameiro, Guilherme Tavares, Carla Menegola e Felipe Caron. A UFRGS iniciou sua participação em cruzeiros no Ciências do Mar 1, em abril de 2019, com a capacitação e padronização de oito docentes da disciplina.
Laboratório Flutuante de Ensino
O projeto “Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF)”, idealizado e elaborado pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar), ação desenvolvida no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), preenche uma lacuna com relação à formação e a capacitação de recursos humanos em Ciências do Mar.
O navio “Ciências do Mar 1” (primeiro a ficar pronto, de uma série de quatro navios) começou a ser construído em 2014 e foi entregue em novembro de 2017, pelo MEC, à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que ficou responsável pela sua gestão. Este navio é compartilhado ao longo de cronogramas semestrais, por sete instituições de ensino superior da região sul, que possuem cursos de graduação e pós-graduação em Ciências do Mar (FURG, UFRGS/UERGS, UDESC, UFSC, UNIVALI, UNIOESTE e UFPR).
A UFRGS possui duas cotas anuais para utilização do Ciências do Mar 1, capacitando um total 26 alunos nas práticas e técnicas em cruzeiros oceanográficos.