Um grupo de estudantes bloqueia o portão de acesso ao campus Litoral Norte da UFRGS, na RS-030 em Tramandaí, desde as 7 horas desta quinta-feira. Barracas foram montadas no local e funcionários e professores são impedidos de entrar. Segundo lideranças do movimento, a ocupação é por tempo indeterminado.
O ato é um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, para contenção de gastos do governo federal por 20 anos, aprovada pela Câmara dos Deputados e que será apreciada pelo Senado Federal. O grupo deve realizar uma assembleia para decidir os rumos da manifestação. Centenas de instituições de ensino estão ocupadas em todo o Brasil.
Nessa terça-feira, estudantes que participavam de um encontro de cursos de Educação do Campo realizaram uma caminhada no centro de Tramandaí. A assessoria de imprensa da universidade, informou que a manifestação é pacífica e que a instituição respeita a liberdade de expressão, mas que a direção do campus Litoral espera que o prejuízo às atividades seja o menor possível e que o acesso seja liberado o mais breve possível.