Jovem de Tramandaí é selecionada para intercâmbio internacional

Estudante de Tramandaí vai participar de intercâmbio global

Amanda Machado figura na lista dos 15 escolhidos para uma viagem que passará pela Espanha, Argentina, Paraguai e São Miguel das Missões
Selecionados Intercâmbio/ Foto: divulgação

Uma jovem de Tramandaí está entre os 15 participantes selecionados para um Intercâmbio Cultural Internacional que vai percorrer territórios ligados à história das Missões Jesuíticas. Amanda da Rosa Machado, que participa do “Programa Partiu Futuro Reconstrução” como aprendiz, foi escolhida entre 750 inscritos para participar da experiência intitulada “Partiu Missões – Uma viagem de conhecimento e inspiração por dois mundos”.

A expedição tem início em novembro. O itinerário inclui passagens por: Barcelona, na Espanha, pela Argentina e pelo Paraguai, além de uma parada em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Este evento especial acontece justamente no ano em que se comemoram os 400 anos das Missões Jesuíticas gaúchas.

A viagem pretende proporcionar aos jovens uma experiência que une história, cultura, formação e protagonismo juvenil. A ideia é expandir as perspectivas dos envolvidos ao conectá-los com distintos cenários culturais, históricos, pedagógicos e profissionais.

Os 15 integrantes da missão foram selecionados em um processo que reuniu 750 candidatos. Na primeira etapa, foram analisados critérios de envolvimento no “Programa Partiu Futuro Reconstrução”, como frequência nas atividades teóricas e práticas e participação no reforço escolar.

Os classificados para a etapa seguinte precisaram gravar um vídeo individual, com duração máxima de um minuto e meio, respondendo à pergunta: “Por que eu quero participar do intercâmbio cultural e ser um embaixador do Programa Partiu Futuro Reconstrução?”

A comissão gestora avaliou aspectos como: clareza da mensagem, criatividade, história de vida, trajetória pessoal, capacidade de representar institucionalmente o programa e conexão com os objetivos da missão internacional.

Agora, os participantes escolhidos começam a se organizar para a viagem, o que envolve a obtenção dos passaportes e instruções sobre a vivência no exterior.

Todas as despesas do intercâmbio, como: passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslados e atividades oficiais, serão custeadas pela instituição formadora Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi.

Conforme o diretor da Demà na Região Sul, Eurico Meira da Costa, a proposta é uma chance para que os estudantes expandam seus horizontes: “Queremos que esses jovens percebam que suas trajetórias podem levá-los muito além dos espaços que já conhecem. Essa jornada permitirá que tenham contato com novas culturas, conheçam diferentes realidades e, ao mesmo tempo, reconheçam o valor da própria história”, afirma.

Programa atende jovens impactados pelas enchentes

O “Partiu Futuro Reconstrução” é uma ação do Governo do Rio Grande do Sul, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em colaboração com a Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi.

Este programa foi pensado para jovens de 14 a 22 anos que estudam ou já estudaram em escolas públicas, que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) e que foram afetados pelas enchentes de maio de 2024 ou que moram em cidades incluídas no Programa RS Seguro.

Neste momento, o programa está presente em 75 cidades do Rio Grande do Sul, alcançando 2.785 jovens. Cada participante recebe um auxílio mensal de R$ 894,52, dedicando 20 horas por semana às atividades, além de um vale-alimentação de R$ 550 e vale-transporte, quando necessário.

Os jovens também têm carteira assinada e acesso aos direitos trabalhistas, como: FGTS, INSS, férias e 13º salário, além de receberem apoio psicossocial, assessoria jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.

Confira os 15 jovens selecionados para o intercâmbio

Juntamente com Amanda da Rosa Machado, de Tramandaí, outros 14 jovens de diversas cidades gaúchas foram selecionados para participar do grupo de intercâmbio cultural. São eles:

  1. Amanda da Rosa Machado – Tramandaí
  2. Hadassa da Silva Alves – Guaíba
  3. Júlia Thurmer de Oliveira – Rio Grande
  4. Kauã Eduardo Oliveira Rodrigues – Canoas
  5. Kauã Oliveira Duarte – Viamão
  6. Kauane da Silva Viliano – Sapucaia do Sul
  7. Lauro Henrique Rehr de Almeida – Montenegro
  8. Lohana Borba Vidal Lackmann – Rio Grande
  9. Mateus Correa Cavalcanti da Silveira – Montenegro
  10. Mirieli Souza Soares – Pelotas
  11. Natiele Mello Leote da Silva – Canoas
  12. Rafael Mauri Mehret – Triunfo
  13. Ticiane Cardoso Lisboa – Viamão
  14. Tomie Kawakami de Oliveira Vaz – Viamão
  15. Yasmin Luiza Cursino Moraes – Canoas

Compartilhe

Postagens Relacionadas