Depois de seis anos, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), voltará ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A demonstração com as aeronaves A-29 Super Tucanos ocorrerá, mais uma vez, durante o Festival de Balonismo de Torres, que acontece entre 27 de abril e 1º de maio.
A apresentação única e gratuita contará com sete aeronaves e será realizada no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues. A data foi confirmada para 28 de abril, às 15h30. A duração da demonstração é de aproximadamente 45 minutos.
A última vez da atração em Torres foi no Festival de 2017. Cada posição de voo tem uma função específica e as manobras são realizadas todos os sete aviões ou, em determinados momentos do show aéreo, com quatro, três ou com uma aeronave.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como é chamada a Esquadrilha da Fumaça, utiliza a tradicional fumaça branca, que é gerada a partir da queima de um óleo especial injetado no escape do motor do avião.
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi confirmada, nesta semana, à Prefeitura de Torres. O chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha, recebeu os representantes da FAB, capitão André Nery Lima Bezerra; da Brigada Militar, capitão Stona; e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, tenente Rafael Alexandre de Souza e capitão Fernando Goulart da Silva.
O encontro serviu para ajuste dos detalhes da apresentação e visita técnica. Também estavam presentes os secretários de Turismo, Sotério Júnior e de Saúde, Suzana Machado.