
A Espanha é bicampeã da Copa do Mundo. Em uma final marcada pelo equilíbrio e pela tensão até os instantes decisivos, a seleção espanhola derrotou a Argentina por 1 a 0, neste domingo (19), no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos Estados Unidos. O gol do título foi marcado por Ferran Torres, já no segundo tempo da prorrogação.
A decisão colocou frente a frente duas das principais seleções do torneio, mas o duelo ficou longe de ser movimentado. A defesa espanhola anulou completamente o ataque argentino, que não conseguiu finalizar nenhuma vez durante toda a partida. No fim, a persistência da Espanha foi recompensada com o gol que garantiu o segundo título mundial da história do país.
Primeiro tempo de poucas oportunidades
A expectativa por uma grande final contrastou com o que foi visto nos primeiros 45 minutos. As duas equipes priorizaram a organização defensiva e criaram poucas chances claras de gol.
A primeira boa oportunidade foi da Espanha. Logo aos quatro minutos, Lamine Yamal apareceu livre na área, mas Emiliano Martínez fez grande defesa para evitar a abertura do placar.
Na sequência, Unai Simón mostrou segurança ao sair da meta e impedir uma tentativa de Lionel Messi. A partir daí, o jogo ficou concentrado no meio-campo, com muita disputa e poucas finalizações.
A Espanha tentou controlar a posse de bola e levou perigo apenas em chutes de média distância de Oyarzabal e Cucurella, ambos sem sucesso.
Intervalo teve grande espetáculo
O intervalo da decisão foi prolongado por cerca de 12 minutos para a realização de um show especial organizado pela FIFA, com apresentações de artistas como Madonna, Shakira e Justin Bieber, além de participações de personalidades do esporte e do entretenimento, como Ronaldinho, Ronaldo e Ted Lasso.
Jogo segue travado e decisão vai para a prorrogação
A etapa final manteve o mesmo cenário da primeira. As equipes seguiram cautelosas, enquanto os treinadores utilizavam praticamente todas as substituições disponíveis em busca de alternativas.
Messi teve atuação discreta e não conseguiu finalizar uma única vez durante a partida. Do outro lado, Lamine Yamal protagonizou o principal lance ofensivo da Espanha ao escapar da marcação e cruzar para Ferran Torres, que cabeceou nas mãos de Dibu Martínez.
Nos acréscimos, Enzo Fernández recebeu o segundo cartão amarelo ao cometer falta em Cubarsí e foi expulso, deixando a Argentina com um jogador a menos para a prorrogação.
Ferran Torres decide o Mundial
Logo no primeiro tempo da prorrogação, Nico Williams chegou a balançar as redes após falha de Dibu Martínez, mas o lance foi anulado por falta sobre Otamendi.
A decisão ficou para o segundo tempo do tempo extra. Com apenas 37 segundos, Merino levantou a bola na área, Nico Williams escorou de cabeça e Ferran Torres apareceu para finalizar e marcar o gol que definiu o título mundial.
Sem forças para reagir e inferior numericamente, a Argentina não conseguiu ameaçar a meta de Unai Simón até o apito final.
Com a vitória por 1 a 0, a Espanha conquista o segundo título da Copa do Mundo e encerra a campanha de forma invicta, enquanto a Argentina fica com o vice-campeonato após uma campanha marcada pela expectativa de mais uma conquista liderada por Lionel Messi.










