
A Escola Municipal São Francisco, no bairro São Francisco, em Tramandaí, entregou nesta semana 30 escudos faciais de proteção que serão utilizados pelos profissionais da área da saúde da cidade. Os equipamentos de proteção contra o coronavírus são confeccionados em uma impressora 3D do colégio.
A ideia de produzir os escudos faciais surgiu em um grupo de WhatsApp, do qual participam a diretora da escola, Adriana Lima, e o dentista Rodrigo Rodrigues da Rosa, da clínica de radiologia odontológica Ion3D.
“O Dr. Rodrigo colocou ali que quem tivesse a impressora 3D poderia fazer os face shields, que são aquelas viseiras de proteção, que são reutilizáveis. Na hora, eu liguei para o meu instrutor de informática e perguntei se tinha como fazer e ele disse que, se tivesse o projeto, seria possível”, contou a diretora ao Litoral na Rede.
A escola ganhou a impressora em 2019 ao vencer um concurso de robótica realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). A clínica de radiologia odontológica disponibilizou o projeto e os escudos faciais começaram a ser produzidos pelo professor de informática Humberto Monteiro.
Cada equipamento leva em média duas horas para ficar pronto. Na impressora são feitos os aros de PVC, onde são presas as viseiras de acetato.
Segundo a diretora, a ideia é continuar a produção do material para atender profissionais que tem maior exposição. “É muito importante que o pessoal que está na linha de frente, que trabalha na saúde se proteja. Depois, queremos continuar colaborando com outros segmentos da sociedade, como a Guarda Municipal, porque eles estão na rua, também tem que se proteger o tempo todo”, disse Adriana Lima.
“Ficamos agradecidos com a participação da escola durante a situação de pandemia que estamos enfrentando. É muito importante que nossos profissionais se mantenham protegidos para que juntos possamos combater o COVID-19”, completou o prefeito Luiz Carlos Gauto, ao receber o material da diretora.