Quem olhou para o céu das cidades do Litoral Norte gaúcho, por volta das 17h desta segunda-feira (07), seguramente ficou assustado com o que viu. Um verdadeiro paredão escuro avançando rapidamente em direção ao mar deixou em alerta a população de praticamente todas as cidades do Litoral Norte. Em Capão da Canoa, Imbé e Tramandaí, por exemplo, a ameaça vinda de cima trouxe chuva acompanhada por ventos fortes, ainda que numa intensidade menor do que a registrada no último domingo (06). Confira, no fim desta matéria, a galeria de imagens registradas nestas três cidades.
Segundo Ludmila Pochmann, meteorologista do Litoral na Rede, a protagonista dos temporais dos últimos dois dias é a nuvem chamada de cumulonimbus, formada como uma supercélula a partir de uma convecção local. “Evaporou o ar e levantou na atmosfera. Ela vai subindo verticalmente e ganha uma altura muito grande. Elas são carregadas por fortes vendavais e descargas elétricas, podendo ocorrer intensos aguaceiros ou até mesmo granizo”, explica.
“Como não houve entrada de nenhuma frente de ar frio ou quente, a combinação de altas temperaturas e baixa pressão provocou uma forte evaporação e, consequentemente, a formação de nuvens e pancadas de chuvas fortes e isoladas”, complementa Ludmila.
Leia também:
Chuva chega e semana terá predomínio de nebulosidade no Litoral Norte
Temporal destelha casas e derruba postes em Cidreira
Por volta das 17h30 a nuvem já havia se dissipado, característica comum deste tipo de formação, mantendo pancadas de chuvas isoladas e reduzindo consideravelmente a intensidade dos ventos.
Confira a galeria de imagens do temporal desta segunda-feira: