Durante dois dias, Capão da Canoa foi o grande palco da cultura gaúcha. A cidade do Litoral Norte recebeu nesse fim de semana a 2ª Inter-Regional do Enart. É uma das três classificatórias para a grande final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, de 24 a 26 de novembro em Santa Cruz do Sul.
O evento reuniu invernadas artísticas, declamadores e músicos de 10 regiões tradicionalistas. Elas abrangem 106 municípios do Rio Grande do Sul. As categorias do Enart são: Danças Tradicionais forças A e B, Danças Gaúchas de Salão, Declamação Masculina e Feminina, Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino, Causo e Chula.
Na categoria Força A de Danças Tradicionais, o CTG Guapos do Itapuí, de Campo Bom, foi o grande vencedor da Inter-Regional. Quatorze invernadas se classificarão para a final do Enart. A do CTG Querência do Imbé, obteve a 11ª colocação e será a única a representante do Litoral Norte em Santa Cruz do Sul.
O evento é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, com o apoio da Fundação Cultural Gaúcha-MTG e da 23ª Região Tradicionalista. Ocorreu no Ginásio Municipal Otto Birlem.
Na abertura oficial, no sábado (02), o prefeito Amauri Magnus Germano destacou a importância do Enart para a cultura gaúcha e comemorou a realizada da Inter-Regional na cidade. “Estamos muito felizes de receber um evento do porte do ENART em Capão da Canoa, trazendo arte e cultura de todas as regiões do nosso RS. Parabéns a todos os organizadores e participantes”, disse.
Ao final das apresentações artísticas, nesse domingo (03), o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Ramos, destacou que a Inter-Regional do Enart movimentou a cidade.
“Capão da Canoa lotada, rede gastronômica, rede hoteleira, um grande evento. O Enart faz parte das nossas tradições, da nossa cultura gaúcha e Capão da Canoa não deveria estar fora desse contexto. Mas a gente conseguiu, através do trabalho do nosso prefeito Amauri Magnus Germano, que deu confiança para que em dentro de 30 dias a gente pudesse organizar um evento dessa magnitude”, afirmou.