Embarcação facilitará atuação dos bombeiros de Cidreira em ocorrências no mar e em lagoas

Lancha será empregada em ações preventivas e em resgates aquáticos

Compartilhe

Bombeiros de Cidreira contam com embarcação para ações em mar e lagoas da região. Foto: CBMRS.

O Pelotão de Bombeiro Militar de Cidreira passou a contar com uma embarcação para ações em lagoa e no mar. A lancha, como motor de 40hp, que antes era usada em Osório, possui sistema de iluminação noturna e GPS, para demarcação aquática.

O equipamento foi transferido, em setembro, para Cidreira. Desde então, os militares realizam uma série de treinamentos para uso da embarcação. A área atendida pelo pelotão tem 17 lagoas balneáveis e inclui ainda os municípios de Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Mostardas e Palmares do Sul.

O comandante do pelotão, tenente Cristian Pujol, salienta que com embarcação a corporação vai “oferecer segurança nas atividades recreativas aquáticas e possíveis salvamentos, em caso de necessidade, não apenas durante a Operação Verão, que se aproxima, mas durante o ano todo.”

O oficial também destacou que o efetivo participou de treinamento em Torres e está certificado para atuar a com a lancha em ações no mar. Ele reitera a importância dos cuidados para os praticantes de atividades náuticas.  “Sendo barco ou até mesmo moto aquática, deve-se utilizar os equipamentos obrigatórios de salvatagem, como capacete em motos aquáticas, colete salva vidas e a embarcação ser somente conduzida por quem tenha habilitação”, alertou.

191022 EMBARCAÇÃO LANCHA CBM CIDREIRA 1
Militares realizaram treinamento para usar a embarcação. Foto: CBM
191022 EMBARCAÇÃO LANCHA CBM CIDREIRA 3
Lancha será usada em prevenção, buscas e salvamento aquático. Foto: CBM
191022 EMBARCAÇÃO LANCHA CBM CIDREIRA 4
Lancha possuiu sistemas de iluminação noturna e GPS. Foto: CBM

Apenas nos últimos três meses, os bombeiros de Cidreira atuaram em três casos de buscas e salvamento aquático. Em todos, foi empregada uma moto aquática que já estava à disposição da unidade e barcos levados de unidades do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de outras cidades da região.

No fim de agosto, por exemplo, três pescadores foram salvos após ficarem ilhados no Rio Palmares, no município de Palmares do Sul.  Um semana antes, o corpo de um pescador foi localizado após três dias de buscas na Lagoa Capivari, no município de Capivari do Sul. Ele estava com três amigos em uma embarcação que virou.

Em julho, um outro homem, também pescador, teve o corpo encontrado pelos bombeiros após cinco dias de buscas na Lagoa dos Gateados, em Palmares do Sul. Ele estava com outro amigo num barco que virou durante a madrugada.

Compartilhe

Postagens Relacionadas