
Um morador de Cidreira se deparou com uma cena curiosa durante uma caminhada pela beira-mar da cidade, nessa quinta-feira (07). Em meio a resíduos trazidos pela recente ressaca do mar, ele encontrou uma embalagem de um produto chinês: um molho picante conhecido como The Fresh Spicy Sauce, fabricado e comercializado no continente asiático.
Quem localizou o pacote na orla do município do Litoral Norte foi o técnico de enfermagem Eric Toller, 32 anos, morador de Cidreira. À reportagem do portal Litoral na Rede, ele contou que encontrou a embalagem na faixa de areia, próximo ao Bar Azul, na altura da guarita 180.
Segundo ele, o produto apresentava data de validade de 2009. Ainda parcialmente preservada, tem rótulo com escritas em mandarim e a imagem de uma mulher sorridente ao lado de uma tigela com o molho vermelho à base de pimenta e vegetais. Produzido pela marca chinesa Zuǒ Xiāng Yuán (佐香园), o condimento é bastante utilizado na culinária oriental e vendido em supermercados e lojas online especializadas em produtos asiáticos, com foco principal no mercado interno da China.
Como chegou aqui?
O item encontrado na orla chamou atenção não apenas pela origem incomum, mas também por levantar um questionamento: como uma embalagem vinda do outro lado do mundo veio parar na costa gaúcha? Eric tem um palpite.
Eu olhei de longe e pensei ‘o que é aquilo?’. Pelo que pesquisei na internet, é uma embalagem de molho extraforte lá da China. Acredito que deve ter caído dos navios”, relatou.
A hipótese levantada por Eric é coerente: é bem possível que o resíduo encontrado por Eric tenha sido transportado até a orla do Litoral Norte gaúcho por correntes oceânicas – situação que não chega a ser inédita nem para o próprio técnico de enfermagem. “Eu já achei várias garrafas de água também, inclusive uma de Dubai”, completou.
Além disso, não se afasta a possibilidade de a embalagem ter sido trazida ao Brasil em um contêiner ou mesmo como item pessoal e, posteriormente, descartada de forma inadequada.