Em um ano coleta seletiva recolheu 250 toneladas de lixo no Imbé

Esse número representa apenas 5% de todo resíduo recolhido pelos caminhos do município

Compartilhe

Foto: Divulgação prefeitura de Imbé

O serviço da coleta seletiva de lixo completa um ano de funcionamento no Imbé. A coleta no município tem como objetivo aumentar cada vez mais a conscientização sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos recicláveis.

Nos primeiros 12 meses de atuação na cidade, a coleta seletiva recolheu 250 toneladas de lixo considerado reciclável, como plástico, metal, papel e vidro. O número representa apenas 5% de todo o resíduo recolhido pelos caminhões contratados pelo município – cerca de 4,8 mil toneladas.

Na opinião da secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA), a necessidade de uma maior conscientização da população sobre a importância da separação correta do lixo. “O primeiro ano foi uma experiência, um processo de implantação. A partir de agora, com a consolidação da coleta seletiva, vamos incentivar ainda mais moradores e veranistas para que façam a separação correta e façam parte deste trabalho importante ao meio ambiente”, avalia Nélida Pereira.

O prefeito Ique Vedovato explica que todo o resíduo gerado no município é encaminhado à Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), em Tramandaí. No transbordo, o resíduo é triado pelas três cooperativas de reciclagem que atuam na área. O rejeito é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 65m³, que seguem para o aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão, distante quase 200 km de Imbé.

“Quanto mais nós investirmos em conscientização, diminuirmos o consumo, reutilizarmos e reciclarmos os itens, mais renda estaremos gerando para nossa região e menos peso estaremos enviando para Minas do Leão, o que automaticamente vai gerar economia aos cofres públicos e colaboração com a sustentabilidade do ambiente como um todo”, afirma o prefeito.

Sobre a coleta seletiva em Imbé:

– O caminhão não possui um horário fixo para passar nos bairros, por isso é recomendável colocar o lixo reciclável no dia anterior ao do recolhimento, na parte da noite, porque o caminhão passa cedo da manhã na maioria dos bairros.

– É recomendável a utilização de um saco azul ou caixa de papelão (no caso de garrafas, por exemplo) para o lixo reciclável. No caso de lixo comum, utilize sacos pretos;

– Se houver a coleta do lixo orgânico e do reciclável no mesmo dia, colocar o orgânico na lixeira em frente à casa e o reciclável embaixo, no chão.

– Qualquer dúvida em relação a coleta seletiva, entre em contato diretamente com a SEMMAPA, através do telefone: (51) 3627-8558.

Confira o cronograma:

– Diário: nas principais avenidas

– Segunda-feira: Centro, entre as Avenidas Santa Rosa e Tancredo Neves

– Terça-feira: Centro, entre a Ponte Giuseppe Garibaldi e o bairro Courhasa, da Avenida Paraguassú para o lado do Rio Tramandaí

– Quarta-feira: bairro Nova Nordeste e balneários Mariluz, Mariluz C, Mariluz Norte, Harmonia, Albatroz e Marisul, entre a Avenida Paraguassú e o Rio Tramandaí, além dos balneários Santa Terezinha, Nova Santa Terezinha Norte e Imara

– Quinta-feira: bairro Asa Branca e balneários Presidente, Ipiranga e Nordeste

– Sexta-feira: balneários Mariluz, Mariluz C, Mariluz Norte, Harmonia, Albatroz e Marisul, entre a Avenida Paraguassú e a praia, além dos balneários Santa Terezinha, Nova Santa Terezinha Norte e Imara

– Sábado: da Avenida Nilza Godoy até a Avenida Beira-Mar, no Centro, indo até a Avenida Tancredo Neves, no balneário Presidente

Compartilhe

Postagens Relacionadas