Eleições 2022: saiba quem são os 10 candidatos ao governo do RS

Prazo para as convenções foi encerrado nessa sexta-feira; candidatos a vices foram definidos

Compartilhe

Palácio Piratini, sede do governo do RS. Foto: Leandro Osório

Os quebra-cabeças para a disputa do cargo máximo do Rio Grande do Sul foram montados. O prazo para a realização das convenções partidárias terminou na sexta-feira (05) e, com isso, agora está definido que haverá 10 candidatos a governador e quem são os seus respectivos vices.

Nas últimas semanas, ocorreram diversos encontros, reuniões, desistências e muita tensão nos bastidores para a definição de apoios e de nomes de candidatos, principalmente a de vice-governadores. Foi assim, com o PSDB que se juntou com o MDB, o PT que fechou com o PSOL e a troca do nome do candidato do PSB.

As alianças estão formadas e no dia 02 de outubro, data do primeiro turno, os eleitores irão escolher quem comandará o Palácio Piratini. Haverá segundo turno, se nenhum candidato conseguir metade mais um dos votos válidos. Neste caso, a data é 30 de outubro.

No próximo dia 16 de agosto, inicia a campanha eleitoral e no dia 26 começa a propaganda de rádio e TV. Veja abaixo, quem são os 10 candidatos a governador, em ordem alfabética, com seus vices.

Candidatos: governador (partido) – vice-governador (partido)

  • Carlos Messalla (PCB) – Edson Canabarro (PCB)
Carlos Messalla e Edson Canabarro, ambos do PCB. Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Carlos Messalla: nasceu em Gravataí, tem 46 anos de idade. É servidor público dos Correios. É ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Estado. Em 2020, foi candidato a vereador e não se elegeu.

Edson Canabarro: professor aposentado.

  • Edegar Pretto (PT) – Pedro Ruas (PSOL)
Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL). Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Edegar Pretto: nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. O político que tem 50 anos de idade, é formado em Gestão Pública. É Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009. Está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa.

Pedro Ruas: nasceu em Porto Alegre, tem 66 anos de idade e é formado em Direito. Atualmente está em seu sexto mandado como vereador da capital gaúcha. Foi deputado estadual de 2015 a 2018. Advoga na área trabalhista, há 40 anos.

  • Eduardo Leite (PSDB) – Gabriel Souza (MDB)
Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB). Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Eduardo Leite: nasceu em Pelotas e é formado em Direito. Tentará ser reeleito a governador. Em março renunciou ao mandato na tentativa de concorrer à Presidência da República, o que acabou não acontecendo. Leite tem 37 anos de idade, foi vereador e prefeito de Pelotas,

Gabriel Souza: nasceu em Tramandaí, no Litoral Norte. É mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário. Com 38 anos de idade, está no seu segundo mandato como deputado estadual. Em 2021, foi presidente da Assembleia Legislativa.

  • Luis Carlos Heinze (PP) – Tanise Sabino (PTB)
Luis Carlos Heinze (PP) e Tanise Sabino (PTB). Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Luis Carlos Heinze: nasceu em Candelária e tem 71 anos de idade. É formado em engenharia agronômica. Foi prefeito de São Borja e por cinco mandatos foi eleito para deputado federal. Em 2018, desistiu de disputar o Piratini e acabou concorrendo ao Senado, o que acabou dando certo, sendo eleito.

Tanise Sabino: nasceu em Porto Alegre e tem 40 anos de idade. É formada em Psicologia, é mestre em Psicologia Clínica e especialista em Gestão Pública. Em 2020 foi eleita ao cargo de vereadora da capital.

  • Onyx Lorenzoni (PL) – Claudinha Jardim (PL)
Onyx Lorenzoni e e Claudinha Jardim, ambos do PL. Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Onyx Lorenzoni: nasceu em Porto Alegre e tem 67 anos de idade. É médico veterinário. Foi deputado estadual por dois mandatos e por cinco vezes foi eleito para deputado federal. Foi também ministro da Casa Civil, do Trabalho, da Cidadania e da Secretaria-Geral.

Claudinha Jardim: nasceu em Guaíba e tem 40 anos de idade. É vice-prefeita de Guaíba. Foi professora concursada do Ensino Médio, vereadora por dois mandatos e Secretária de Educação do município.

  • Rejane de Oliveira (PSTU) – Vera Rosane (PSTU)
Rejane de Oliveira e Vera Rosane, ambas do PSTU. Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Rejane de Oliveira: nasceu em Porto Alegre e tem 61 anos de idade. É professora aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Foi por duas gestões, presidente do CPERS-Sindicato. É a única mulher a disputar o Piratini.

Vera Rosane: nasceu em Porto Alegre, tem 57 anos de idade. É professora aposentada.

  • Ricardo Jobim (Novo) – Rafael Dresch (Novo)
Ricardo Jobim e Rafael Dresch, ambos do NOVO. Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Ricardo Jobim: nasceu em Santa Maria, tem 47 anos de idade. É formado em Direito e empresário do ramo de comunicação. Advogado especialista em Negociação, Direito Médico, com atuação em Direito Penal. É a primeira vez que disputará uma eleição.

Rafael Dresch: nasceu em Porto Alegre, tem 46 anos de idade. É advogado e professor universitário há quase 20 anos. É sócio de uma empresa de advocacia, especialista em Contratos e Responsabilidade civil, mestre em Direito Privado, e Doutor em Direito, entre outras formações.

  • Roberto Argenta (PSC) – Nivea Rosa (Solidariedade)
Roberto Argenta (PSC) e Nivea Rosa (Solidariedade). Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Roberto Argenta: nasceu em Gramado, tem 69 anos de idade. É empresário do ramo calçadista, foi vereador e prefeito de Igrejinha, deputado federal por um mandato. Na sua trajetória, também presidiu a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).

Nivea Rosa: é funcionária pública na área da saúde em Caxias do Sul, professora universitária e tem formação em Psicologia, com pós-graduação em Terapia Familiar, Aconselhamento Pastoral em Psicologia, Docência do Ensino Superior.

  • Vicente Bogo (PSB) – Josi Paz (PSB)
Vicente Bogo e Josi Paz, ambos do PSB. Fotos: reprodução / Imagem: Litoral na Rede

Vicente Bogo: nasceu em Rio do Oeste, município do estado de Santa Catarina. Tem 65 anos de idade, é professor universitário, , foi vice-prefeito de Santa Rosa, deputado federal e vice-governador. Presidiu entidades cooperativistas e atuou no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul.

Josi Paz: nasceu em Montenegro, tem 46 anos de idade. É ex-vereadora de Montenegro, foi secretária Municipal de Assistência Social, Conselheira Tutelar e Agente de Saúde.

  • Vieira da Cunha (PDT) – Regina Santos (PDT)
Vieira da Cunha e Regina Santos, ambos do PDT

Vieira da Cunha: nasceu em Cachoeira do Sul, tem 62 anos de idade. Em 2014, concorreu a governador e ficou em quarto lugar. É Procurador do Ministério Público. Foi vereador na capital, deputado estadual por três mandatos e duas vezes deputado federal.

Regina Santos: nasceu em Erechim, tem 39 anos de idade. É professora da Rede Municipal da Educação Infantil. Em 2020, elegeu-se vereadora em Passo Fundo. Por 10 anos, foi dirigente do Sindicato Municipal dos Professores de Passo Fundo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas