A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) instalará, até o fim de 2024, 13 faixas elevadas de pedestres em rodovias sob sua administração. A maioria dos novos dispositivos de redução de velocidade será posicionada em rodovias de acesso ao Litoral Norte: ERS-040 e ERS-474.
A ERS-040, que já conta com quatro faixa elevadas, receberá mais seis. Quatro no trecho entre os quilômetros 13 e 31, no distrito de Águas Claras, em Viamão. E duas no quilômetro 64, em Capivari do Sul, já no Litoral Norte.
Na ERS-474, que ainda não conta com esses dispositivos, terá três. Segundo a EGR, eles serão instalados no trecho de Santo Antônio da Patrulha, entre os quilômetros 6 e 32.
A empresa informou que atualmente conta com 13 faixas elevadas para passagens de pedestres. Algumas foram instaladas recentemente e outras, como as da ERS-040, passaram por revitalização.
“A iniciativa integra um conjunto de medidas para reduzir a velocidade dos veículos e promover um fluxo mais ordenado e seguro”, diz a EGR, ao apontar que as áreas contempladas são estratégicas e com grande concentração de pedestres.
Com base em dados do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a estatal atribui aos dispositivos a redução de atropelamentos na ERS-040, no distrito de Águas Claras, no trecho com faixa elevadas. Aponta que não há registros de atropelamentos entre os quilômetros 25 e 31 da ERS-040 no primeiro semestre de 2024. No comparativo entre 2022 e 2023, houve uma queda de 20% nos atropelamentos (passou de cinco para quatro) e de 12,5% no número de acidentes (reduziu de 40 para 35).
Conforme as normas da Resolução nº 738 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os equipamentos possuem comprimento igual à largura da pista e largura entre 5 e 7 metros. As rampas devem ser calculadas de acordo com a altura da faixa elevada, com inclinação entre 5% e 10% a ser estabelecida por estudos de engenharia, de acordo com a velocidade e a composição do tráfego. Já a altura deve ser igual à altura da calçada, desde que não ultrapasse 15 cm.