Dois homens foram presos pela Guarda Municipal de Imbé após picharem paradas de ônibus, na noite desta segunda-feira (11). Os agentes chegaram à dupla após denúncias de populares, que flagraram o automóvel onde ambos estavam parando nos abrigos para praticar o vandalismo.
A abordagem aos homens, de 27 e 56 anos, ocorreu na Avenida Paraguassú, no bairro Courhasa. Na revista do veículo os agentes encontraram sete latas de tinta, uma porção de cocaína, uma máquina de cartão e diversos cartões bancários de propriedades diferentes, dois deles provenientes de roubo.
Eles assumiram que estavam realizando as pichações. Um deles tinha, inclusive, marca de tinta nas mãos. Eles também mostraram aos agentes as paradas onde cometeram o ato de vandalismo. Ambos foram conduzidos à Policlínica Municipal de Saúde e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil de Tramandaí, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula, além de multa, pena de detenção de três meses a um ano para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio sujar edificação ou monumento urbano.