Doze partidos políticos disputam o comando de ao menos uma prefeitura nos 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Em toda a região, há 62 candidatos a prefeito e 333.190 eleitores aptos a votar, no dia 06 de outubro, data do 1° turno.
O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) é o que colocou mais nomes na disputa pelas prefeituras do Litoral Norte. O partido conta com 18 candidatos a prefeito em Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Mampituba, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.
Na segunda posição, aparece o PP (Progressistas), com 12 nomes. O partido tem candidatos a prefeito em Dom Pedro de Alcântara, Itati, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
O PDT (Partido Democrático Trabalhista) conta com sete candidatos que disputam o cargo de prefeito em Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Itati, Maquiné, Osório, Tramandaí. O PT (Partido dos Trabalhadores) também tem sete nomes que concorrem ao pleito nos municípios de Balneário Pinhal, Cidreira, Imbé, Palmares do Sul, Terra de Areia, Tramandaí, Três Forquilhas.
PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) aparece com cinco candidatos que concorrem em Caraá, Cidreira, Mampituba, Mostardas, Xangri-Lá. Depois, vem o Republicanos com quatro nomes que disputam o cargo em Arroio do Sal, Capão da Canoa, Capivari do Sul e Maquiné.
Já o PL (Partido Liberal) tem três candidatos a prefeito nas cidades de Arroio do Sal, Imbé e Tramandaí. O União Brasil tem dois nomes, em Torres e Tramandaí.
Os partidos que lançaram apenas um candidato a prefeito na região são o Podemos (Cidreira), Cidadania (Palmares do Sul), PSD / Partido Social Democrático (Arroio do Sal) e Avante (Cidreira).