
Dois homens foram presos em flagrante pela Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar durante patrulhamento no Rio Tramandaí, em Imbé, na madrugada desta terça-feira (09). A ação ocorreu após os policiais tentarem abordar uma embarcação que desobedeceu à ordem de parada e fugiu em direção à Lagoa da Cadeia.
No local, os agentes identificaram quatro barcos. Ao perceberem a presença da Brigada Militar, os tripulantes reagiram com disparos de arma de fogo e tentaram colidir com o barco da equipe para dificultar a abordagem.
A guarnição respondeu à agressão com dois disparos, conseguindo abordar apenas uma embarcação. Nela foram encontrados cerca de 100 metros de rede de pesca (malha de 160 mm), 16 bagres – espécie ameaçada e cuja pesca é proibida entre dezembro e março –, além de uma lanterna e uma faca.
Segundo a Patram, os pescadores não possuíam carteira profissional. O piloto também não tinha habilitação, o que configura contravenção penal. Nenhuma arma foi encontrada com o grupo.
Os indivíduos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia de Tramandaí, onde foi estipulada fiança de R$ 1 mil para cada pescador.
Pesca proibida
A pesca do bagre está proibida no período de defeso para garantir a preservação da espécie, considerada ameaçada.
A fiscalização ambiental é intensificada nos rios e lagoas da região durante a temporada de verão.