O Parque Estadual de Itapeva (PEVA) foi escolhido para a primeira produção de material audiovisual de divulgação das Unidades de Conservação Ambiental do Estado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lançamento do documentário “Caminhos de Itapeva” será às 19 horas desta terça-feira (18), em Torres.
A técnica ambiental do Parque, Danubia Pereira do Nascimento, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de divulgar os desafios enfrentados no Litoral Norte, lembrando que a unidade é exemplo em regularização fundiária no Rio Grande do Sul, além de contar com um conselho gestor bastante atuante. Ao mesmo tempo ressalta que este fragmento de paisagem nativa sofre as consequências de uma matriz urbana em expansão na região e com a invasão de espécies exóticas.
O documentário produzido pelo PET Biologia UFRGS contou com o apoio da equipe do Parque, da Fundação Zoobotânica, professores da UFRGS, comunidade de Torres e alunos do curso de Biologia. O lançamento ocorrerá na sede da Associação dos Amigos da Praia de Torres ( SAPT), na rua Kalil Sehbe, 05, Bairro Predial. Não será cobrado ingresso.