Do antigo 2º grau ao Novo Ensino Médio: o que mudou

Novas alterações estão sendo discutidas no Congresso Nacional

Compartilhe

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Por Tatiane de Sousa / Jornalista

A Câmara dos Deputados aprovou em março a Reforma do Ensino Médio negociando com o governo federal pontos como a nova carga horária da formação. As disciplinas tradicionais como português e matemática passam a ter 2.400 horas.

Devem ser cumpridas mais 600 horas em disciplinas escolhidas pelos alunos dentre os itinerários formativos oferecidos pelas escolas que devem dispor de pelo menos duas trilhas. Cursos técnicos como o de enfermagem por exemplo, devem ter até 1.200 horas aula.

O gerente de políticas educacionais da Organização Não Governamental Todos pela Educação, Ivan Gontijo, explica que a definição dos componentes curriculares que integram as quatro áreas do conhecimento que compõem a Base Nacional Comum Curricular (Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional) promovem mais clareza do conteúdo a ser trabalhado.

“Chegamos a ter mais de 300 trilhas formativas nas escolas de ensino médio desde que a Lei começou a ser aplicada. Isso gera um desconforto entre os estudantes para que possam fazer escolhas acertadas, que contribuam efetivamente, na decisão e no aprendizado da carreira que poderão escolher no futuro”.

Outro avanço apontado pela ONG é a integração com os cursos profissionalizantes e técnicos. Pesquisa divulgada em março apontou que dois em cada três jovens querem um modelo de escola de Ensino Médio que permita aprofundar conhecimentos em áreas de interesse ou fazer cursos profissionalizantes de forma integrada. O levantamento foi feito pela Datafolha com estudantes entre 14 e 16 anos.

Dos pontos controversos que ficaram fora na nova lei está também a previsão de contratação de professores de “notório saber”, quando não se referir ao ensino profissionalizante.  A polêmica se funda na ideia de que bastaria formação em área semelhante a disciplina ministrada para ser professor, como por exemplo, um jornalista poderia dar aula de linguagem. O entendimento é de que para isso seria preciso uma formação didática além do conhecimento específico.

Em Live promovida pela Secretaria de Educação do RS, a Secretária Raquel Teixeira anunciou que o Estado prepara edital para contratação de três mil novos professores com carga horária de 40 horas semanais. O objetivo é deixar de ter educadores “auleiros da rede” que acabam passando de escola em escola sem conseguir conhecer alunos, famílias e a realidade de cada Escola.

“Mais importante que a escola de tempo integral é o professor de tempo integral que pode acompanhar o desenvolvimento pedagógico do aluno. A reforma pedagógica ajuda a corrigir a situação do professor itinerante de modo que o profissional possa trabalhar com a área de conhecimento que domina de forma que ajude o aluno na escolha de seu projeto de vida”, salientou.

Ensino médio gaúcho:

Desde 2022, as escolas estaduais do Estado vêm implementando gradativamente o novo Ensino Médio. Os Itinerários Formativos são aprofundamentos das áreas de conhecimento que enfatizam uma área focal e outra complementar, dentre as quais os estudantes poderão fazer suas escolhas com foco na realização de seu projeto de vida.

Em 2024 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio nas escolas públicas do Rio Grande do Sul podem escolher as disciplinas eletivas associadas à área do conhecimento em que estiverem se aprofundando. As Trilhas de Aprofundamento Curricular como são chamadas são oferecidas em atividades pedagógicas como por exemplo, projetos como o jovem aprendiz, laboratórios, grupos de estudos e pesquisas.

Conheça o currículo:

Estudantes da 2ª série em 2024:

  • Ciências humanas e sociais aplicadas: Cidadania e relações interpessoais e empreendedorismo.
  • Linguagens e suas tecnologias: expressão corporal (cidadania e saúde e bem-estar).
  • Ciências da natureza e suas tecnologias:  sustentabilidade e saúde.
  • Matemática e suas tecnologias: educação financeira.
  • Formação técnico e profissional: ciências agrárias, controle e processos industriais, gestão e negócios e informação e comunicação e TICs.

Estudantes da 3ª série em 2024:

  • Ciências humanas e sociais aplicadas: Cidadania e relações interpessoais e empreendedorismo.
  • Linguagens e suas tecnologias: expressão corporal e expressões culturais.
  • Ciências da natureza e suas tecnologias:  sustentabilidade e saúde.
  • Matemática e suas tecnologias: educação financeira e tecnologia.
  • Formação técnico e profissional: ciências agrárias, controle e processos industriais, gestão e negócios e informação e comunicação e TICs, curso normal.

Para conhecer mais sobre o Ensino Médio no RS acesse https://ensinomediogaucho.educacao.rs.gov.br/

A Reforma do Ensino Médio foi aprovada em 2017 durante o governo de Michel Temer. Em 2023, governo federal enviou a Câmara dos Deputados o texto-base do projeto de lei que altera o estabelecido anteriormente com novas regras. A proposta segue agora para análise pelo Senado.

Compartilhe

Postagens Relacionadas