Diretor da Secretaria da Cultura do RS aborda fomento ao setor em Tramandaí

Rafael Balle apresentará a Política Cultura Viva e editais do ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); encontro será nesta terça-feira na Casa ColArte

Compartilhe

Casa ColArte em Tramandaí. Foto: Divulgação

A comunidade cultural do Litoral Norte terá a oportunidade de dialogar sobre políticas públicas e oportunidades de fomento nesta terça-feira (2). O Ponto de Cultura ColArte promove mais uma edição do projeto Fortalecendo a Cultura Local, das 16h às 18h, na Casa ColArte, em Tramandaí (Avenida Atlântica, 1945). A atividade é gratuita e voltada a coletivos, movimentos, Pontos de Cultura, artistas, produtores e demais interessados.

O encontro contará com a presença do diretor do Departamento de Fomento da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS), Rafael Cramer Balle, especialista em políticas públicas e gestão governamental.

Ele apresentará a Política Cultura Viva e os editais do ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com atenção especial aos chamamentos destinados a Pontos de Cultura, coletivos e movimentos culturais.

Segundo Balle, ampliar o debate nos territórios é fundamental para qualificar a participação nos editais.

“A partir das experiências dos municípios que concentraram a maioria dos projetos e recursos no primeiro ciclo da PNAB, queremos pensar soluções para desafios como a operacionalização dos editais, a complementariedade das políticas públicas e a necessidade de evitar a concentração de beneficiários”, destaca.

A presença de Rafael Balle é considerada estratégica para apoiar agentes culturais do Litoral Norte na preparação de propostas, no acesso a editais e na compreensão dos avanços das políticas culturais estruturantes.

Cultura Local

O Fortalecendo a Cultura Local ocorre semanalmente às terças-feiras no Ponto de Cultura ColArte e integra as ações da Lei Aldir Blanc por meio do programa Cultura Viva, com apoio do Governo do Estado. O projeto promove encontros formativos voltados ao fortalecimento de coletivos culturais, à ampliação da participação em políticas públicas e à consolidação de uma rede regional de cultura.

Serviço

O quê: Encontro do Fortalecendo a Cultura Local com Rafael Balle (Sedac/RS)

Quando: Terça-feira, 2/12/2025, das 16h às 18h

Onde: Casa ColArte – Av. Atlântica, 1945, Tramandaí/RS

Entrada: Gratuita

Público-alvo: Coletivos e movimentos culturais, Pontos de Cultura, artistas e comunidade interessada

Compartilhe

Postagens Relacionadas