A Diocese de Osório divulgou novas informações sobre o deslizamento de terra que destruiu o salão paroquial da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara. Em nota enviada na noite deste domingo (16), a instituição religiosa informa que, ao contrário das primeiras informações de que não havia feridos, o desmoronamento causou ferimentos sem maior gravidade em duas pessoas que estavam no local durante a tarde.
“Sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres”, informou a Diocese, ao salientar que o desmoronamento aconteceu pouco antes das 16h. Cerca de 30 pessoas estavam reunidas para a Celebração Eucarística que deveria ocorrer às 16h, além de algumas pessoas que visitavam o local.
O assessor de comunicação do Santuário, Everton Cardoso, informou que, minutos antes do desabamento, foi notada infiltração de água em uma das paredes do salão e um muro cedendo.
“Faltavam 10min para as 4h, a gente viu que a mureta de fora tinha cedido. Aí, faltando poucos minutos para as 4h o Pe. Edivan orientou que saíssemos do local pois não estava seguro e que a Missa estava cancelada e, em seguida, já desabou tudo com as pessoas saindo do local”, relatou Cardoso.
Enquanto as pessoas estavam saindo do local, uma parte da parede cedeu, e algumas tiveram que pular uma janela do salão para sair. O telhado e outras estruturas do salão desabaram, caindo sobre três carros, não podendo ser retirados imediatamente.
Veja o vídeo
O Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Prefeitura e a Defesa Civil foram acionados e foram ao local para garantir a segurança e evitar que pessoas se aproximem da área, que permanece em risco de novos deslizamentos.
O pároco Edivan orienta que ninguém se aproxime do Santuário, que está isolado conforme sinalização no local. O local permanecerá fechado, desde a capela São Sebastião até as imediações do morro, até que haja condições de segurança.
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, que estava presidindo a Missa com Sacramento da Crisma na comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, foi até Dom Pedro de Alcântara no final do dia, para prestar apoio à comunidade.