Dia Mundial da Limpeza recolheu mais de 2,3 toneladas de lixo de praias e rios do Litoral

Em Imbé, até mesmo capacete e cadeiras de praia foram retirados por voluntários

Compartilhe

Ação em Imbé. Foto: Claudio Gimenes Aaron

Voluntários de pelo menos cinco cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul participaram, nesse sábado (16), do Dia Mundial da Limpeza o World Cleanup Day, movimento focado no recolhimento de lixo nas margens das praias e rios da região.

Em Torres, mais de 20 entidades reuniram-se para limpar as praias e a área próxima ao Rio Mampituba. De acordo com Alexis Sanson, coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, aproximadamente duas toneladas de resíduos foram recolhidos na atividade.

“Neste 16 de setembro, o mundo todo se movimentou em prol de um planeta mais limpo e preservado para nossas futuras gerações”, sintetizou. “Precisamos avançar em políticas públicas em prol do meio ambiente, parcerias com o setor produtivo e sociedade em geral”, apelou Alexis, representante do projeto pioneiro nesta iniciativa no RS.

Na cidade de Imbé, a ação ocorreu nas margens do Rio Tramandaí, ao lado da ponte Giuseppe Garibaldi. Cerca de 50 voluntários recolheram aproximadamente 327 quilos de lixo. Além de plástico, vidros e outros resíduos comumente encontrados, itens insólitos como um capacete, um cobertor e cadeiras de praia foram retirados. A recordista, novamente, foi a bituca de cigarro, com 473 unidades recolhidas.

“Muito lixo é trazido para o local, mas também muito plástico vem navegando de outros locais pela Lagoa do Armazém até chegar no Rio Tramandaí e acabam parando ali naquela área de mata ciliar”, explica Cleverton da Silva, coordenador da EcoImbé, entidade que está a frente do movimento no município.

Limpeza da praia em Torres. Foto: Mar Pedro Abreu

Em Osório, voluntários participaram do Mutirão Rosa dos Ventos para limpeza da orla da praia de Atlântida Sul. Em aproximadamente 50 minutos de atividade foram recolhidos cerca de 63 quilos de resíduos como plásticos, isopor, borrachas, vidros e filtros de cigarro.

A limpeza da praia em Capão da Canoa foi organizada pela EcoSurf e parceiros. Além do mutirão para retirada de resíduos da orla, uma série de atividades foram promovidas na Praça Flávio Boianovski, incluindo conversas sobre reciclagem e coleta de lixo eletrônico e de tampinhas de garrafas. O total de lixo recolhido da praia não foi divulgado pela organização.

Em Balneário Pinhal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a limpeza da área próxima à guarita 206. Diversos resíduos foram recolhidos por voluntários que participaram da atividade. A organização, no entanto, também não confirmou a quantidade de lixo retirado.

Voluntários que participaram da ação em Imbé. Foto: Claudio Gimenes Aaron
Equipe de voluntários que limpou a praia em Torres. Foto: Mar Pedro Abreu

Compartilhe

Postagens Relacionadas