Para quem não sabe, hoje é o “Dia do Corno”. Sempre em 25 de abril a celebração desperta risos e debates acalorados. Seja por meio de piadas, memes ou até mesmo eventos sociais, a data ganhou destaque nas redes sociais e na cultura popular.
O tema ganhou até inspiração em letras de músicas, como “O Dia do Corno” do eterno Reginaldo Rossi: “Hoje é o dia do corno, foi bom te encontrar. Vamos tomar um bom porre pra comemorar. A mulher que você ama, eu amo também. Pelo que eu sei, ela já enganou mais de cem (…)”.
E o “50 Reais” de Naiara Azevedo, lembram? A cantora lançou a música em 2016 e gravou em parceria com Maiara e Maraísa. O fato real vivido pela famosa viralizou no país: “Não sei se dou na cara dela ou bato em você. Mas eu não vim atrapalhar sua noite de prazer. E pra ajudar pagar a dama que lhe satisfaz. Toma aqui um 50 reais (…)”.
No entanto, por trás das brincadeiras, o “Dia do Corno” também suscita debates sobre a romantização da infidelidade e seus impactos nas relações interpessoais.
Conforme informações do jornal Folha de São Paulo, a celebração é remetida ao Dia de São Marcos. Durante procissões em diversas cidades de Portugal e da Espanha, no século 18, os fiéis levavam uma coroa com um corno de animal na ponta. Já os padres coroavam os homens casados.