Dia D da Campanha de Multivacinação ocorre neste sábado no RS

Estarão disponíveis 18 tipos de vacinas, para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade

Compartilhe

Crianças e adolescentes serão vacinados no RS – Foto: Alex Rocha – PMPA

O Dia D da Campanha de Multivacinação, ocorre neste sábado (21), no Rio Grande do Sul. Conforme a Secretária Estadual da Saúde (SES-RS), estarão disponíveis 18 tipos de vacinas, para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. O objetivo é atualizar as doses nas carteiras de vacinação do público alvo.

Na data, haverá postos extraordinariamente abertos, mas cabe aos municípios definir e divulgar quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão funcionando para atender as crianças e os adolescentes. A Campanha de Multivacinação foi lançada em 14 de outubro e termina no dia 28.

“O cenário atual de baixas coberturas vacinais favorece o retorno de doenças que já haviam sido eliminadas no país, como o sarampo, além do risco alto da reintrodução da poliomielite”, alerta a SES, ao chamar a atenção para a importância das vacinas.

A orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica, é que os pais ou responsáveis levem a caderneta da criança ou adolescente para que no momento da vacinação, um profissional da UBS avalie a necessidade de quais vacinas deverão ser aplicadas.

De 2015 a 2022 as coberturas vacinais apresentaram uma queda significativa, intensificada no período de pandemia de covid-19. Em 2020 e 2021 a maior parte das coberturas vacinais ficaram na faixa de 80%.

No RS, a cobertura de BCG em 2015 foi de 103,74%, caindo para 79% em 2021 e subindo em 2022, para 88,54%. As coberturas das vacinas da hepatite B ao nascer foi de 83,70% e do tríplice viral de 88, 48% em 2022.

Serão ofertadas as seguintes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação:

  1. BCG (tuberculose)
  2. Hepatite A
  3. Hepatite B
  4. Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B)
  5. Pólio oral (poliomielite)
  6. Pólio inativada (poliomielite)
  7. Rotavírus
  8. Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae)
  9. Meningo C (meningite)
  10. Febre amarela
  11. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  12. Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
  13. Varicela
  14. dT (difteria e tétano)
  15. dTpa (difteria, tétano e coqueluche)
  16. Meningo ACWY (meningite)
  17. HPV (papilomavírus humano)
  18. Covid-19 (coronavírus)

A Campanha de Multivacinação envolve as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual e as Secretarias Municipais de Saúde.

Compartilhe

Postagens Relacionadas