Um incêndio em uma pousada na área central de Porto Alegre provocou a morte de dez pessoas na madrugada desta sexta-feira (26). As chamas começaram por volta das 2h no estabelecimento localizado na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Doutor Barros Cassal.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que oito das vítimas foram carbonizadas. As equipes resgataram outras sete pessoas, sendo que seis foram encaminhadas para atendimento médico em hospitais.
O CBMRS relatou à imprensa da capital que local não tinha Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) e que estaria funcionado de forma irregular. A pousada abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade.
O fogo foi controlado por volta das 4h, mas novos focos foram registrados cerca de uma hora depois, motivando uma nova ação dos bombeiros.
“O incêndio que deixou nove mortos em uma pensão em Porto Alegre nos consterna profundamente. O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco caminhões e dezenas de bombeiros para combater as chamas durante a madrugada”, escreveu o governador Eduardo Leite em suas redes sociais.
Até o início da manhã, os nomes das vítimas não tinham sido confirmados. O trecho da Avenida Farrapos seguia com o trânsito bloqueado devido à ocorrência. Brigada Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também foram mobilizados.