A Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) cumpriram mandados de buscas a apreensão, na manhã desta terça-feira (22), na Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO). As ordens judiciais são decorrentes de investigação que identificou que um detento da unidade prisional do Litoral Norte, que estaria comandando esquemas de tráfico de drogas e de golpe do nudes.
O trabalho foi realizado pela Delegacia de Eldorado do Sul, sob coordenação do delegado Éric Dutra. Em julho deste ano, os agentes prenderam quatro suspeitos de vender drogas na Região Metropolitana e apreenderam seus telefones celulares. A análise dos aparelhos levou ao detento, apontado como líder da quadrilha.
Segundo a Polícia Civil, o apenado controlava do interior da cadeia a venda de drogas e mantinha um ponto de venda das substâncias em uma das celas da PMEO. Ele também seria responsável por coordenar o esquema do golpe dos nudes, com vítimas em várias cidades do Rio Grande do Sul.
Na operação houve 13 prisões, sendo cinco de apenados da Penitenciária de Osório, por envolvimento com venda de drogas e as demais em Eldorado do Sul.
De acordo com a Susepe, os mandados de busca no presídio foram cumpridos nas galerias A e B. Participaram da operação agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da 1ª Região e da Agência Regional de Inteligência, além de servidores da PMEO e da Polícia Civil. Foram apreendidos celulares, acessórios, facas artesanais e substâncias ilícitas.