
por Talis Ramon
O verão no Litoral Norte do Rio Grande do Sul é cheio de tradições: guarda-sóis coloridos na beira da praia, chimarrão à sombra das árvores e, claro, os hits que embalam a estação. Neste ano, uma das músicas mais tocadas nos quatro cantos da região — para alegria de alguns e incômodo de outros — é “Descer pra BC”, de Brenno e Matheus.
Na carona do sucesso que já ultrapassou 60 milhões de visualizações nas plataformas digitais, duas paródias gaúchas ousaram substituir Balneário Camboriú, considerada a “Dubai brasileira” e uma das principais praias de Santa Catarina, por outros dois destinos conhecidos e bastante visitados por quem passa o veraneio na Província de São Pedro: Balneário Pinhal e a Lagoa do Bacupari, que fica no município de Mostardas, ambos no Litoral Norte do RS.
Com bom humor e muita criatividade, “Descer pro Pinhal” e “Subir pra Bacupari” se espalharam rapidamente pelas redes sociais. Com letra, melodia e videoclipes com direito a coreografia, cada um à sua maneira, as gravações atingiram números expressivos de visualização, sobretudo no Instagram.
O segredo do sucesso? Um toque de bairrismo, boas doses de improvisação e a habilidade de transformar cenas cotidianas do litoral gaúcho em memes musicais. Afinal, quem nunca se viu em uma fila de mercado para comprar cerveja ou preso no trânsito a caminho do litoral? Essas pequenas situações, comuns a muitos gaúchos, ganham vida nas paródias, arrancando risadas e criando identificação instantânea.
O Litoral na Rede conversou com os criadores dessas paródias de sucesso: Sauan Rockenbach, responsável por “Descer pro Pinhal”, e Fabrício Menotti, a mente por trás de “Subir pra Bacupari”. Em entrevistas exclusivas, eles compartilharam os bastidores da criação, a reação do público e o impacto inesperado que essas músicas tiveram em suas vidas.
Do RS para o mundo: a história de “Descer pro Pinhal”
Para Sauan Rockenbach, publicitário e morador de Balneário Pinhal, a ideia de criar “Descer pro Pinhal” começou como uma conversa casual com seu irmão. “A gente estava pensando em como divulgar mais Balneário Pinhal e surgiu essa ideia de comparar com Camboriú, que está sempre bombando nas redes sociais. Sabíamos que a galera ia abraçar a ideia porque o gaúcho é muito bairrista”, contou.
Com o conceito em mente, Sauan e seu sócio, Manoel Ignacio, que também é responsável pela produção audiovisual do clipe, começaram a trabalhar. “Foi nossa primeira vez fazendo uma letra de música. Sabíamos que precisava ter elementos que todo gaúcho identificasse, como passar a virada de ano no litoral ou aquelas cenas clássicas de veranistas na praia. Fomos testando até chegar no resultado final”, disse Sauan.
O clipe, que hoje soma cerca de 200 mil visualizações, foi fruto de uma produção colaborativa, com ajuda de amigos. “A BMW amarela foi emprestada por um amigo, os fardos de cerveja vieram da distribuidora local, e até a abelhinha, personagem do clipe, é uma amiga nossa que topou na hora participar. Foi um esforço coletivo com muita diversão”, destacou.
O resultado? Uma paródia que conquistou não só os moradores de Balneário Pinhal, mas todo o estado. “Estamos muito felizes com a recepção. Ver pessoas de cidades que nem conhecemos curtindo e compartilhando nosso trabalho é incrível. Balneário Pinhal pode ser pequeno, mas nosso coração é gigante”, celebrou.
Confira o clipe de “Descer pro Pinhal”:
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“Subir pra Bacupari”: do improviso ao sucesso meteórico
Já para Fabrício Menotti, a criação de “Subir pra Bacupari” foi uma mistura de inspiração e improviso. “Eu já fazia uns vídeos de humor. Um dia acordei com essa ideia de adaptar a música para o lugar que eu sempre vou, o Camping do Chico, em Bacupari. Liguei para os guris do camping e eles toparam na hora. O resto foi correr contra o tempo”, revelou Fabrício.
A produção teve seus desafios, mas nada que tirasse o entusiasmo de Fabrício. “No dia da gravação, quem ia participar não pôde ir. Lembrei que um amigo tinha uma máscara de velho e decidi improvisar. Coloquei a máscara em outro amigo e gravamos tudo no mesmo dia. Foi uma correria, mas deu certo”, contou, ainda surpreso com o sucesso que o vídeo alcançou.
Lançada na véspera de Natal, a paródia que evidencia o público nada pequeno que opta por um lugar mais tranquilo e longe da muvuca da beira da praia, explodiu rapidamente. “Postei ao meio-dia e, meia hora depois, já tinha 48 mil visualizações. No fim do dia, passava de 100 mil. Hoje, acho que o vídeo já tem mais de um milhão de visualizações. Nunca imaginei isso”, disse Menotti.
Para o criador de conteúdo digital, a música não é só um hit, mas também um marco pessoal. “Seis anos atrás, eu estava lutando contra uma depressão severa. Hoje, usar o humor para trazer alegria para as pessoas é a maior realização da minha vida. Ver que algo que criei impacta tanta gente é algo sem preço”, finaliza.
Confira o clipe de “Subir pra Bacupari”: