A Prefeitura de Torres informou que o município contabiliza 16 casos de dengue confirmados em 2023. Desses, 10 são considerados autóctones, ou seja, foram contraídos dentro da própria cidade. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (21).
A Vigilância Ambiental em Saúde intensificou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é controlar a disseminação da doença. O poder público salienta que a conscientização da população e a adoção de medidas preventivas individuais também são essenciais para conter o avanço da dengue.
“Esses números reforçam a importância da participação ativa da comunidade no combate à dengue. Precisamos unir esforços para eliminar os criadouros do mosquito e adotar medidas preventivas em nossas residências e locais de trabalho. A colaboração de todos é fundamental para conter o avanço do mosquito”, pediu o diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França.
As equipes da Vigilância em Saúde seguem realizando vistorias, campanhas de conscientização e ações de combate ao mosquito. A Vila São João é o bairro com o maior número de pessoas que contraíram a dengue, totalizando quatro casos.
O órgão também orienta que as pessoas estejam atentas aos sintomas da doença, como febre alta, dores musculares, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico para diagnóstico precoce e recuperação mais rápida.