De Tramandaí ao Piratini: quem é Gabriel Souza, primeiro vice-governador gaúcho do Litoral Norte

Após dois mandatos como deputado estadual, político ocupará segunda cadeira mais importante do governo do RS

Compartilhe

De batismo, Gabriel Vieira de Souza. Na política, Gabriel Souza. Mas também dá pra chamar de Gabrielzinho. Todos estes nomes levam ao mesmo personagem: o primeiro vice-governador do Rio Grande do Sul que sai do Litoral Norte para ocupar a segunda cadeira mais importante do Palácio Piratini.

Aos 38 anos, Gabriel Souza, do MDB, é o vice da chapa de Eduardo Leite, do PSDB, reeleito governador do Estado no segundo turno das eleições deste domingo (30), com quase 3,7 milhões dos votos (57,12% dos votos válidos). Apesar de ser nascido em Porto Alegre, Gabriel construiu carreira política em Tramandaí, onde chegou a atuar como secretário de Planejamento no começo da carreira política.

Mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa gaúcha pela primeira vez em 2010, mas não obteve sucesso. A primeira vitória veio quatro anos depois, quando se elegeu com 39.998 votos.

Gabriel Souza discursa no Plenário da Assembleia Legislativa, em 2015. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em seu primeiro mandato como deputado estadual, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e líder do governo de José Ivo Sartori (MDB), entre junho de 2016 e dezembro de 2018 – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo.

Reeleito em 2018 com 52.953 votos e a condição de candidato mais votado do partido, Gabriel Souza chegou a assumir a presidência do Legislativo, em 2021. Foi então que se aproximou do então governador Eduardo Leite, com quem formaria a chapa vencedora do pleito deste ano.

Atualmente, é membro titular das comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, além de presidir a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do RS.

Vice-governador eleito é médico veterinário. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Com papel decisivo nas votações de reformas propostas pelo Executivo, o emedebista chegou a lançar sua pré-candidatura ao governo do Estado no início do ano, mas acabou sendo confirmado como vice de Leite após decisão interna do partido.

Neste domingo, após a confirmação da vitória nas urnas, Gabriel discursou em Porto Alegre e agradeceu a confiança dos apoiadores, citou os partidos coligados, lembrou o apoio de prefeitos gaúchos e destacou o papel de sustentação exercido por lideranças partidárias na construção de sua candidatura.

Ele também reforçou a importância de esquecer os enfrentamentos duros das eleições e focar no crescimento do Estado. “Nós estamos muito agradecidos. É possível fazer política sem extremismos, com amor e sem ódio. É isso que focamos na nossa campanha e é assim que tocaremos nosso governo”, projetou Gabriel.

Ele encerrou fazendo uma promessa ao povo gaúcho. “A nossa mensagem aqui é de pacificação. Nós queremos governar para todo o Rio Grande, independente de quem as pessoas votaram. É isso que eu desejo como vice-governador. Contem comigo para fazer um grande governo”, concluiu, ovacionado pelos apoiadores presentes.

Gabriel celebra vitória no segundo turno, ao lado do governador reeleito Eduardo Leite. Foto: Litoral na Rede

Compartilhe

Postagens Relacionadas