
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) iniciou, nessa terça-feira (15), a instalação de escoras de madeira sob a Ponte Giuseppe Garibaldi, no limite entre Tramandaí e Imbé. A medida é adotada duas semanas após a divulgação das primeiras imagens que mostram problemas estruturais na travessia sobre o Rio Tramandaí.
O uso das escoras causou desconfiança entre moradores dos dois municípios. O Litoral na Rede entrou em contato com o Daer. A assessoria de imprensa do Departamento informou que se trata de ampliação do escoramento do primeiro vão da ponte, no sentido Tramandaí- Imbé, porque as escoras antigas estão danificadas. Ainda segundo o Daer, as novas estruturas de madeira tem diâmetro maior. A nota enviada ao Litoral na Rede diz ainda que “a finalidade é aumentar a vida útil da ponte, sempre garantindo a segurança dos usuários”.
Segundo o engenheiro, José Augusto Henkin, da Prefeitura de Imbé, o trabalho de vistoria na ponte em parceria com a Prefeitura de Tramandaí, Corpo de Bombeiros e Petrobras deve ser concluído nos próximos dias e um relatório será apresentado ao Daer. O trabalho que começou na semana passada foi interrompido devido às condições do tempo e a falta de visibilidade para os mergulhadores.
Veja a nota enviada pelo Daer
“O Daer está ampliando o escoramento do primeiro vão da ponte porque o existente sofreu danos devido ao ambiente marítimo. AS novas peças que estão sendo instaladas possuem diâmetro maior. A finalidade é aumentar a vida útil da ponte, sempre garantindo a segurança dos usuários.”