As alunas Amanda Cardoso e Karoline Santos, da Escola Nossa Senhora Aparecida de Tramandaí, foram premiadas no projeto estadual “Câmera Causa na Escola”, com melhor roteiro e melhor documentário. Um aluno da mesma escola, o Renan Duarte Oliveira, também recebeu o prêmio de amigo da turma.
O projeto “Câmara Causa na Escola” é promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) entre os meses de setembro e outubro. A revelação dos vencedores aconteceu no domingo (12).
De acordo com a diretora da escola Nossa Senhora Aparecida, Viviane Kohlrausch Castilhos, os alunos receberam três dias de oficinas de audiovisual para estarem capacitados para a realização de curta metragens através de seus celulares. No final destes período, eles precisavam produzir seu próprio curta. Dois dos oito realizados pelos alunos da escola foram selecionados para o projeto.
No Litoral, as escolas participantes foram a Nossa Senhora Aparecida, de Tramandaí e a Riachuelo, de Capão da Canoa. Um Festival Estadual de curtas entre as 18 escolas participantes foi promovido com as produções dos alunos.
O melhor documentário
O curta metragem “A Moda na Era Vitoriana”, onde as alunas mostravam as vestimentas das mulheres e curiosidades sobre o tema em 3:27 de produção, foi escolhido como melhor documentário e melhor roteiro, emocionando a diretora. “As vitórias deles são as nossas vitórias também. É uma alegria e uma gratificação muito grande, ficamos todos muito orgulhosos”, disse Viviane.
Veja o documentário vencedor
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, “Câmera Causa na Escola” é um projeto de empoderamento audiovisual que surgiu em 2018 voltado para grupos em vulnerabilidade social, escolas públicas, coletivos e demais projetos sociais que queiram dar mais visibilidade às suas causas.