
Os deputados Alceu Moreira (federal) e Luciano Silveira (estadual), ambos do MDB, informaram que solicitaram uma audiência com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana. O objetivo é discutir a implantação de um curso de Medicina no Litoral Norte, região que, até o momento, não conta com essa oferta.
A reunião foi solicitada nesta quinta-feira (03), devido à importância do pleito para ampliar a oferta de serviços de saúde e gerar mais desenvolvimento para toda a região. “A região ainda não oferece o curso, e, ao mesmo tempo, foi a que mais cresceu durante e após a pandemia, gerando uma demanda de serviços para que as pessoas que moram no Litoral possam viver e permanecer aqui”, declarou Alceu Moreira, que informou que a audiência deve ocorrer ainda em abril.
A possibilidade de o Litoral Norte contar com um curso de Medicina é real. Algumas universidades privadas da região apresentaram projetos ao MEC, mas a decisão final ainda não foi tomada. Em outubro de 2023, o ministério lançou um edital para a criação de cursos de Medicina em todo o país.
No Rio Grande do Sul, há previsão de criação de quatro novos cursos, somando um total de 240 vagas. O anúncio definitivo deve ocorrer até agosto.
“Todos temos a dimensão do que essa oportunidade representará para nós, podendo formar médicos aqui. Isso possibilitará, por exemplo, a cooperação do curso com as prefeituras e instituições de saúde, que terão profissionais extremamente qualificados à disposição da nossa população”, afirmou o deputado Luciano Silveira, que conduziu uma audiência pública sobre o tema na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Entre as exigências estabelecidas pelo edital, estão: uma média inferior a 2,5 médicos para cada mil habitantes; a existência de hospital com pelo menos 80 leitos — o que contribui para a formação prática dos estudantes; capacidade para abrigar pelo menos 60 vagas e não ser impactado pelo plano de expansão dos cursos de Medicina das universidades federais.