
A menina que caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, não resistiu à queda. Os bombeiros chegaram ao local de difícil acesso, onde a criança estava, por volta das 23h, depois de uma grande operação de buscas e resgate ao longo dessa quinta-feira (10).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), a criança foi localizada, no fim da tarde, com o auxílio de um drone equipado com câmera térmica. A equipe precisou perfurar rochas para fixar os equipamentos de rapel. Por isso, os bombeiros iniciaram a descida somente por volta das 22h.
Pouco depois das 23h, dois bombeiros chegaram ao local, cerca de 70 metros abaixo do mirante onde a criança sofreu a queda. Os militares a colocaram a menina em um maca e constataram que ela estava sem vida.
Conforme relato do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a criança, de 11 anos, estava acompanhada dos pais, que são turistas vindos de Curitiba (PR). Segundo os bombeiros, a garota possui transtorno do espectro autista.
O acidente
A queda ocorreu no momento em que a família caminhava em direção a um banco de descanso, no alto do mirante. A menina teria saído correndo e, apesar da tentativa do pai de alcançá-la, acabou caindo antes. O ponto não possui cercas de proteção.
O acidente aconteceu em uma parte central do cânion, em um trecho sem vegetação. A região é considerada de difícil acesso, o que mobilizou uma operação de resgate complexa. Um heliponto foi montado na central administrativa do parque para apoio às equipes.
O local, que integra o Parque Nacional da Serra Geral, é um dos principais pontos turísticos da Serra gaúcha.