Criação da Guarda Municipal está entres as metas do novo secretário de Segurança de Capão da Canoa

Oficial da reserva da Brigada Militar assumiu o cargo nesta semana e diz que a ideia é promover concurso para a contratação de servidores a curto e médio prazo

Compartilhe

Claudiomir Souza e Oliveira com o prefeito Amauri Magnus Germano e a vice-prefeita Juliana Matin. Foto: Gilson Quintana / PMCC

A implantação da Guarda Municipal de Capão da Canoa é um dos quatro eixos de trabalho estabelecidos pelo novo secretário de Segurança, Mobilidade de Tecnologia da cidade. O tenente-coronel da reserva da Brigada Militar Claudiomir Souza de Oliveira assumiu o cargo na última quarta-feira (23) e conversou com o Litoral na Rede.

“Já vamos iniciar a implementar a curto e médio prazo o concurso para a Guarda, estabelecer a Guarda e tratar de um serviço bastante comunitário”, disse Claudiomir.  Segundo ele, a criação da nova corporação depende de várias etapas, como a licitação da empresa que fará o concurso e, depois do certame, o curso de formação dos agentes.

O secretário não confirmou prazos para a operação da Guarda Municipal. Ele informou que o número de servidores que serão contratados ainda será definida. “A quantidade está em discussão devido à repercussão financeira, mas a expectativa é de algumas dezenas [de guardas]”, projetou.

Ainda sobre a Guarda Municipal, Claudiomir entende que deverá ter um papel complementar as atividades dos órgãos já estabelecidos na área de segurança.  “A Brigada Militar e a Polícia Civil já fazem um combate da criminalidade maior e a Guarda Municipal, sendo comunitária, vai trabalhar naqueles campos que são próprios da municipalidade, que são os parques, as praças, as escolas, as avenidas da cidade que requerem a presença daquele trabalho, digamos no varejo, da segurança publica, que é a missão constitucional da Guarda Municipal”, disse.

Os outros eixos de trabalho da nova gestão da Secretaria são a ativação plena do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o trabalho próximo à comunidade e as melhorias na mobilidade urbana. “Estamos assumindo um novo desafio. Nós temos muito claro quais são os nossos objetivos, quais são as nossas metas. Nós traçamos quatro eixos bastante definidos”, afirmou o secretário.

Gabinete de Gestão Integrada

A ideia é ativar de forma completa o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na área da segurança pública de Capão da Canoa. Segundo o gestor da pasta, e o GGI “vai ser o cérebro da secretaria, o núcleo estratégico para que a gente possa estabelecer as políticas de segurança pública, ouvindo as principais lideranças da segurança pública da cidade, os conselhos comunitários, as direções de escolas, os líderes comunitários, empresariado, clubes de serviço, além da equipe de trabalho da nossa secretaria”.

Trabalho comunitário

De acordo com Claudiomir, a proposta é aproximar a Secretaria da comunidade do município. “Nós vamos onde está a comunidade, especialmente nas escolas e nas associações de bairro. Nós precisamos lidar com a prevenção comunitária da criminalidade, porque tratando com os adolescentes e com as crianças a prevenção, nós certamente teremos um futuro melhor na área da segurança pública. Vamos tratar da violência contra o idoso, contra a mulher, contra a criança, vamos tratar do bullying”, disse ao Litoral na Rede.

Mobilidade urbana

Ainda por meio da aproximação com as escolas, a Secretaria de Segurança Mobilidade e Tecnologia pretende estabelecer ações de educação de trânsito junto aos estudantes. Melhorar a sinalização e o trânsito na cidade também estão nos planos. “Temos que tratar do estacionamento de Capão da Canoa, da parada, da circulação, das questões que envolvem os gargalos de trânsito, especialmente durante a alta temporada, mas também aquilo que afeta as escolas, os bairros, a comunidade, o centro da cidade, os lojistas”, afirmou o secretário.

Trajetória do secretário

Claudiomir Souza de Oliveira atuou por quase 30 anos como oficial da Brigada Militar. Antes de ir para a reserva, entre 2018 e 2020, ele atuou no 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), com sede em Capão da Canoa, como subcomandante e depois como comandante da unidade.

Conforme o prefeito Amauri Magnus Germano, trata-se de uma pessoa com extrema qualificação para atuar na pasta. “Buscamos um perfil técnico e acertamos na escolha, afinal de contas, o secretário Claudiomir já comandou o 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e conhece bem a nossa cidade e o Litoral Norte”, disse.

Compartilhe

Postagens Relacionadas