Cresce número de condutores com carteira de habilitação no celular; saiba como acessar

Documento digital disponível via aplicativo tem mesmo valor jurídico da CNH impressa

Compartilhe

Uma vez baixado no celular, documento pode ser acessado sem conexão wi-fi ou de dados móveis. Foto: José Cruz / Agência Brasil

Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Governo do Estado indicam que dois terços dos condutores gaúchos já aderiram à Carteira Digital de Trânsito, a CNH-e, versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso. O Rio Grande do Sul já soma mais de 3 milhões de documentos digitais emitidos, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais no ranking dos estados que mais geraram o documento via aplicativo de celular.

Conforme o DetranRS, o número representa 65% dos 4.578.513 motoristas gaúchos com a CNH válida. Em todo Brasil, já foram emitidas mais de 35 milhões de CNH-e, cujo uso é opcional. Uma das grandes vantagens é poder ter acesso ao documento digital antes mesmo do recebimento da versão impressa da primeira habilitação ou da renovação.

Para ter acesso, quando realizar um desses serviços, o condutor deve informar o número de telefone celular e o endereço de e-mail. A CNH-e traz, ainda, todas as informações da carteira impressa e outros dados que não constam no documento de papel, como a validade do exame toxicológico, nos casos exigidos, e os cursos especializados.

Além de celulares, o documento digital pode ser gerado em tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro. Antes de baixá-lo no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve se cadastrar no Portal de Serviços da Senatran.

O DetranRS, no entanto, faz um alerta para aqueles que optarem por utilizar o documento digital. Embora a CNH-e seja acessível off-line — ou seja, sem necessidade de conexão wi-fi ou de dados móveis, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho. Para efeitos de fiscalização, caso não seja possível o acesso ao sistema informatizado que verifica a existência e a validade da habilitação, será considerado que o condutor não está portando o documento.

Além da CNH digital, a Carteira Digital de Trânsito disponibiliza os documentos do(s) veículo(s) de propriedade do motorista, possibilidade de adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, além de uma série de serviços como indicação de condutor infrator, início do processo de venda do veículo e adesão ao cadastro positivo de condutores.

Veja como acessar a CNH-e:

– Ter uma carteira de habilitação física válida;

– Realizar o cadastro no gov.br, portal único do Governo Federal, que reúne os serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. É necessário possuir e-mail e número de celular, para a ativação do cadastro;

– Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo SERPRO, pela Google Play Store e pela App Store.

Etapas para realização do serviço:

– Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e faça o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha;

– Crie uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que a Carteira Digital for utilizada;

– Vencida esta etapa, selecione a opção “Habilitação” e, em seguida, clique em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;

– Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, sendo eles: “Validação pelo celular (Validação Facial)”, “Certificado Digital (Portal de Serviços Senatran)” ou “Sem certificado digital (validação de balcão do Detran)”;

– Se optar pela validação facial, informe CEP de residência à época da emissão da CNH física, faça a leitura do QR Code e, em seguida, siga as instruções para a validação facil, informando, por fim, o número de telefone.

Compartilhe

Postagens Relacionadas