
A 61ª Convenção Regional de Supermercados encerrou nesta quarta-feira (29), em Tramandaí, com números recordes de público e negócios. Promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o evento movimentou R$ 26,6 milhões em transações comerciais, reunindo 5,2 mil participantes e 162 expositores no Centro de Eventos do município. A edição deste ano foi 40% maior do que a anterior, ocupando dois pavilhões do complexo e abrindo espaço para 52 novos expositores.
Realizada há 24 anos no Litoral Norte, a feira tem papel estratégico na preparação do setor varejista para a temporada de verão. Em 2025, a AGAS promoveu uma série de novidades, incluindo o subsídio de estadia para supermercadistas associados, o que ampliou a participação de profissionais de diferentes regiões do Estado.
“A marca número um de nossa gestão é o pertencimento. Queremos mais empresas pequenas participando, mais compradores visitando e um ambiente de negócios cada vez mais integrado”, destacou o presidente da AGAS, Lindonor Peruzzo Junior, em balanço divulgado após o encerramento do evento.
Com o objetivo de quadruplicar o número de associados em um ano, a nova diretoria da AGAS inovou ao restringir as promoções comerciais aos varejistas sócios. A cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores, os supermercadistas associados recebiam um cupom para concorrer a um automóvel Fiat Mobi zero quilômetro, sorteado na noite de quarta-feira (29) por meio do sistema da Nota Fiscal Gaúcha. Segundo Peruzzo Junior, essa parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda permite mensurar com precisão o volume real de negócios durante o evento.

Entre os expositores, empresas dos setores de alimentos, bebidas, maquinários e produtos de limpeza apresentaram novos lançamentos e condições especiais. “Para nós, da região, é uma honra receber este evento, que movimenta toda a economia local — de bares e restaurantes a hotéis e transportes. Agradecemos o apoio da Prefeitura e reiteramos nosso pedido para a construção de um auditório no Centro de Eventos”, afirmou José Reni Milanesi dos Santos, diretor conselheiro da AGAS e supermercadista da região.
O sucesso desta edição já garantiu o retorno do encontro em 2026, com planos de ampliar ainda mais a estrutura. “Estamos com o terceiro pavilhão pronto e disponível para nova área de exposição, e essa será nossa meta para o próximo ano”, anunciou Peruzzo Junior.
Além da feira de negócios, a convenção também ofereceu palestras e qualificação profissional. Na terça-feira (28), os núcleos AGAS Mulher e AGAS Jovem promoveram a palestra “Do papel para a prateleira – como transformar ideias em resultados no varejo”, ministrada pela administradora e especialista em marketing Thaís Reali. Já na quarta-feira (29), o evento recebeu o “ABRAS em Ação”, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados, que levou a Tramandaí um ciclo de palestras com alguns dos principais especialistas em gestão do setor.
Assista reportagem em vídeo sobre evento










