
/ Agência Brasil
As contas de luz de todo o Brasil não terão cobranças adicionais referentes às bandeiras tarifárias até o fim deste ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneeel) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro. A decisão foi tomada nesta semana.
Segundo a Aneel, é mais uma medida emergencial para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.
De acordo com análise dos técnicos da Agência, o cenário de redução de consumo e as perspectivas de geração de energia tornam possível a manutenção da bandeira verde nos próximos meses. Além disso, os custos cobertos pelas bandeiras tarifárias estão contemplados na chamada Conta-Covid – empréstimo às empresas do setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise neste área.
O sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.










