Conheça 10 cascatas com acesso gratuito no Litoral Norte

Quedas d’água em oito municípios da região propiciam beleza impressionante e conexão com a natureza

Compartilhe

Fotos: Leandro Luz / Trips no Sul

por Leandro Luz
guia turístico e especialista em atrativos naturais pela @tripsnosul

O Litoral Norte não é só praia e água salgada. A região possui dezenas de cachoeiras, algumas muito conhecidas, outras, nem tanto. Vamos te mostrar 10 cascatas cujo acesso é gratuito.

Mas atenção: nem todas são muito fáceis de chegar, pois contam com trilhas para fazer em meio à mata e estradas de terra. Todas as cachoeiras listadas têm localização disponível nos aplicativos de GPS, como o Google Maps e o Waze, por exemplo. Vale lembrar que nenhuma das quedas d’água indicadas conta com guarda-vidas, então todo cuidado é pouco ao entrar na água.

Os locais também não oferecem nenhum tipo de infraestrutura, portanto é essencial levar água e lanches. Confira a seleção montada pela Trips no Sul:

1 – Cascata Vila Nova (Caraá)

Cascata Vila Nova (Caraá). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Trilha de nível fácil, mas com uma descida íngreme que pode ser auxiliada por árvores ao longo do caminho. A caminhada inicia em estrada rural e depois, em apenas 100 metros, por dentro da mata.


2 – Cascata Aguapés (Osório)

Cascata Aguapés (Osório). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Cascata de fácil acesso bem próximo da BR-101. A trilha inicia em estrada rural e segue pela mata, por cerca de 300 metros com uma travessia pelo rio, mas a água é bem rasa. Atenção: a cascata fica em propriedade particular, portanto peça autorização aos proprietários para entrar.


3 – Cascata Ressaco (Terra de Areia)

Cascata Ressaco (Terra de Areia). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Mais uma cascata de fácil acesso. A trilha também inicia em estrada e depois passa por dentro de um bananal até chegar na queda. São cerca de 450m de caminhada tranquila.


4 – Cascata Forqueta (Maquiné)

Cascata Forqueta (Maquiné). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Aqui a exigência é maior. Desde as chuvas de junho de 2023, a estrada que levava até o início da trilha ficou praticamente intransitável para carros comuns. Somente em veículos 4×4 é possível chegar lá. A dica é uma caminhada de 4,5km (somente ida) pela estrada, a partir da Pousada Recanto do Sossego, até o início da trilha. A caminhada em meio à mata é curta e de dificuldade mediana, com cerca de 400 metros e uma travessia de rio com águas rasas logo de cara. Todo o esforço é recompensado com os 70 metros dessa gigante e um excelente poço para banho que permite, com muito cuidado, ir até embaixo da queda.


5 – Cascata dos Vagalumes (Itati)

Cascata dos Vagalumes (Itati). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Essa é a maior das quatro quedas d’água localizadas bem próximas uma da outra, na região conhecida como Chapada dos Vagalumes. A estrada de acesso à trilha é íngreme e, portanto, fica mais difícil o tráfego de veículos comuns. O ideal é deixar o carro cerca de 1km antes do início da trilha e seguir a pé pela estrada. Placas indicam a entrada para a trilha que é curta mas possui uma descida bem íngreme, o que torna a aventura um pouco mais difícil. A beleza do local compensa todo esforço.


6 – Cascata Carol (Morrinhos do Sul)

Cascata Carol (Morrinhos do Sul). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Saindo da RS-494 e andando poucos quilômetros em estrada de chão em boas condições, chega-se a uma porteira. O acesso pode ser feito, mas é obrigatório, após a passagem, que essa seja fechada. Segue-se de carro por alguns metros até a área de estacionamento. Dali é só seguir por um curtíssimo trecho de estrada, atravessar o rio com água acima do joelho e seguir por uma trilha curta e fácil de 5 minutos até chegar na cascata.


7 – Poço das Andorinhas (Três Cachoeiras)

Poço das Andorinhas (Três Cachoeiras). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Praticamente não existe trilha até esse lugar de águas cristalinas. É estacionar, caminhar 50 metros e contemplar a beleza indescritível. A estrada até o local é de terra, com trechos íngremes, mas tranquilos para fazer com qualquer tipo de veículo.


8 – Poço dos Morcegos (Três Cachoeiras)

Poço dos Morcegos (Três Cachoeiras). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Fica acima do Poço das Andorinhas, com o acesso por uma escadaria e uma caminhada em trilha sinalizada por cerca de 5 minutos. Acesso muito fácil para mais uma cascata incrível com um poço maravilhoso para banho, de águas transparentes.


9 – Cascata da Pedra Branca (Três Forquilhas)

Cascata da Pedra Branca (Três Forquilhas). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Uma das maiores cascatas da região. Com seus mais de 120 metros de altura, o acesso é muito fácil. Porém, a estrada até ela tem trechos que requerem mais atenção do motorista, mas é possível chegar com qualquer tipo de carro. A caminhada é de cerca de 150 metros para chegar ao pé cascata, pela estrada mesmo, sem trilhas.


10 – Cachoeira do Poço Escondido (Três Forquilhas)

Cachoeira do Poço Escondido (Três Forquilhas). Foto: Leandro Luz / Trips no Sul

Queda pequena que fica logo abaixo da Cascata da Pedra Branca. Tem placas sinalizando a entrada da trilha que é curta e fácil, menos de 5 minutos de caminhada. É possível ver a cachoeira da estrada. Possui um poço perfeito para banho, mas com águas profundas mais próximo da queda d’água.

Compartilhe

Postagens Relacionadas