A Secretaria Municipal da Saúde de Torres confirmou, na tarde desta quinta-feira (23), o 15º caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade, a mais afetada pela Covid-19 no Litoral Norte. Conforme boletim epidemiológico, trata-se de uma mulher de 68 anos, moradora do município e que está em isolamento domiciliar.
Os outros 14 pacientes que tiveram a Covid-19 em Torres já estão recuperados da doença. A cidade não registrou nenhuma morte de paciente com o novo coronavírus. Há ainda 14 casos suspeitos, aguardando resultados de exames, todos em isolamento domiciliar.
O caso anunciado nesta quinta-feira foi o primeiro resultado positivo desde que a Prefeitura adquiriu testes para diagnóstico da Covid-19 em um laboratório privado. O objetivo é aumentar e agilizar os exames.
O secretário municipal da Saúde, Cláudio Paranhos, disse ao Litoral na Rede que o Estado realiza os exames apenas para profissionais de saúde e segurança pública ou de pacientes internados e que o resultado demorava, em média, 10 dias. “Nós fizemos uma compra que serve para qualquer cidadão e com resultado gerado em três dias”, explicou.
Paranhos informou que os kits de coleta de amostras são disponibilizados exclusivamente no Centro de Triagem para casos do novo coronavírus, que funciona desde março na Clínica de Especialidades do município. De acordo com o secretário, os exames são realizados em pacientes com sintomas mais agudos da Covid-19, com base em critérios médicos adotados pelos profissionais que atuam no Centro de Triagem.