Como ajustar a agenda do seu celular com a inclusão de mais um dígito

Compartilhe

A partir de domingo, dia 06 de novembro, os celulares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão um dígito a mais: em todos os números atuais será incluído um 9 na frente. Imagine ter que ajustar toda a sua agenda telefônica para se adaptar à nova numeração. Parece uma missão difícil, mas o Litoral na Rede separou algumas dicas que podem facilitar a sua vida nesta transição.

No Google Play (sistema Android) e na Apple Store (sistema iOS) há várias opções de aplicativos que atualizam automaticamente as agendas dos aparelhos e que podem ser baixados gratuitamente. Alguns são disponibilizados pelas próprias operadoras de telefonia, sem qualquer custo:

Clientes Vivo: Procure por Vivo 9º Dígito e siga as orientações

Clientes Tim: Procure por Nono Dígito Tim e siga as orientações

Clientes Oi: Procure por Oi 9º Dígito e siga as orientações

Clientes Embratel/Claro: Procure por Embratel 9º Dígito e siga as orientações

Quem não usar o nono digital só vai conseguir completar as ligações até o dia 15 de novembro. Depois deste período, o usuário ouvirá uma gravação alertando sobre a mudança e terá que refazer a ligação. Após uma resolução de 2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia celular foram autorizadas a incluírem o dígito 9 à frente dos números atuais em todo o Brasil. A mudança aconteceu gradualmente, por região, encerrando a implantação no Sul do país. Nas linhas residenciais (fixos) e de rádio, não haverá nenhuma modificação.

A intenção é disponibilizar mais números na telefonia celular. De acordo, com a Anatel, a capacidade ampliada passa de 37 milhões para 90 milhões de acessos por DDD. Além das operadoras, o nono dígito, também atende as demandas das empresas de telealarmes, automação residencial, rastreamento de automóveis, entre outros, que utilizam a tecnologia para comunicação M2M e loT.

Compartilhe

Postagens Relacionadas