Milhares de fiéis são esperados em Tramandaí para prestarem suas homenagens à Rainha do Mar, Iemanjá. A festa, que não ocorria há dois anos devido à pandemia da Covid-19, volta a ser realizada e a prefeitura do município já iniciou os trabalhos para receber os religiosos, turistas e moradores.
A Festa de Iemanjá é um dos principais eventos ligados à religião e à cultura africana. Na área onde está a imagem da Rainha do Mar, protetora dos pescadores, equipes da Secretaria de Turismo e Desporto estão efetuando diversas manutenções, como pintura e limpeza.
Em Tramandaí, a Festa da Iemanjá acontece no dia 1° de fevereiro, a partir das 21h, na Avenida Beira Mar junto à imagem. “Este ano esperamos receber um grande número de pessoas, após dois anos sem realizar a homenagem a protetora dos pescadores. Contamos com a participação de diversas casas de religião que nos anos anteriores não vinham para a Capital das Praias”, afirmou o secretário de Turismo, Rojoel Amaral.
Muitos fiéis prestarão suas homenagens com oferendas ao mar e também haverá orações ao som de tambores e atabaques. Às 21h e 23h, o público acompanha a apresentação Canto ao Mar; às 22h40 terá dança Afro Ododuá e a previsão é que a imagem da Rainha do Mar, Iemanjá, chegue à meia-noite.
Antes, de sábado (28) a quinta-feira (02), dia de Iemanjá, ocorre no local a Feira de Ritos Afro-Brasileiros e consultas através de Jogo de Cartas e Búzios às pessoas interessadas.